PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu 11 anos
PróximoAnterior

Pouso Alegre confirma 1º caso de varíola dos macacos

Paciente está estável, sem complicações e em isolamento domiciliar. Outros dois casos suspeitos foram descartados

PróximoAnterior

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta segunda-feira (1) o primeiro caso da Variola dos Macacos em Pouso Alegre. Segundo a secretaria de saúde, o paciente está estável, sem complicações e em isolamento domiciliar.

Na semana passada, a secretaria havia confirmado que haviam três casos suspeitos no município. Os outros dois casos suspeitos foram descartados.

A Varíola dos Macacos

Transmissão

PróximoAnterior

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Sintomas

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, e inflamações nos nódulos linfáticos. Após o início da febre, surgem lesões na pele, começando no rosto e se espalhando pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés.

O período de incubação do vírus é de 5 a 13 dias, e os sintomas duram de 16 a 21 dias.

Vacina

A vacinação contra a varíola tradicional é eficaz também para a varíola dos macacos, mas a OMS explicou que pessoas com 50 anos ou menos podem estar mais suscetíveis já que as campanhas de vacinação contra a varíola foram interrompidas pelo mundo quando a doença foi erradicada em 1980.