Foto: Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Pouso Alegre está realizando exames de anemia em alunos das escolas municipais de Pouso Alegre. A ação acontece em parceria com o Instituto Melhores Dias e atenderá 400 alunos do 1° ano do Ensino Fundamental das zonas urbana e rural da cidade.

Segundo a Prefeitura, a doença pode causar dificuldades no rendimento escolar por provocar baixa capacidade cognitiva e falta de concentração.

“O objetivo do exame é medir o índice de ferro no sangue das crianças e avaliar se os níveis estão normais ou abaixo da normalidade, o que indica anemia ferropriva. Os casos considerados com índice muito baixo de ferro serão informados para a Secretaria de Saúde da cidade para acompanhamento e pesquisa da causa dessa condição da criança. Além disso, para os alunos com anemia, será oferecido o suplemento sulfato ferroso para recompor a quantidade ideal de ferro”, explica a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leila de Fátima Fonseca.

A Prefeitura informou que o exame de hemoglobina (HGB) será realizado com autorização dos pais. Além disso, a amostra de alunos examinados permitirão uma visão geral do estado das crianças em Pouso Alegre.

O exame é realizado por um profissional da área de saúde, enviado para a cidade pelo Instituto Melhores Dias. Primeiro é coletada uma gota de sangue do dedo do aluno. Posteriormente, é feita a análise em um aparelho portátil chamado hemoglobinômetro.