Foto: Prefeitura

Mais de 9 mil declarações de Imposto de Renda estão com pendências no Sul de Minas. A Receita Federal informou que das 452.506 declarações recebidas entre março e setembro, 9.395 foram retidas em malha fiscal.

Esse número representa 2,1% do total de documentos entregues. São 7.468 declarações com Imposto a Restituir (IAR), representando 79,5% do total em malha; 1.706 declarações, ou 18,2% do total em malha, com Imposto a Pagar (IAP) e 221, com saldo zero, representando 2,4% do total em malha.

As principais pendências apresentadas são:

43,9% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);

22,2% – Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução – despesas médicas);

24,4% – Divergências no valor de Imposto de Renda Retido na Fonte entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física, falta de informação do beneficiário em Dirf, entre outros.

9,5% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar.

Durante o mês de setembro a Receita Federal está emitindo 444 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina. 41.056 destas correspondências são para contribuintes de Minas Gerais. O objetivo é avisar aos contribuintes que a declaração apresenta pendências. Em caso de erro, o contribuinte pode providenciar a sua correção, apresentando declaração retificadora.

A Receita Federal informou que não notifica sobre pendências na declaração de Imposto de Renda por e-mail. Se houver dúvidas sobre a situação de sua declaração, consulte sempre pelo site oficial: Receita Federal

Para verificar se sua declaração em malha fiscal, acesse o site da Receita Federal e entre no E-CAC. Escolha a opção Extrato de DIRPF. Assim será possível saber se a declaração apresentou pendência e como corrigir.

O E-CAC pode ser acessado com código de acesso ou com a senha gov.br.

O último lote de restituição do Imposto de Renda será pago em 30 de setembro. Para verificar se sua restituição será creditada no dia 30, acesse o site da Receita Federal> Consultar Restituição de Imposto de Renda. Se sua restituição não estiver prevista, provavelmente sua declaração está em malha.