Foto: Prefeitura

Pouso Alegre ampliou a vacinação contra meningite meningocócica para adolescentes de 11 a 15 anos. A ampliação foi autorizada temporariamente pelo Ministério da Saúde em todo Brasil para os nascidos entre 02/01/2007 e 31/12/2011.

Em nota técnica, o Ministério da Saúde explicou que “a faixa etária de maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe. Portanto, enfatiza-se a necessidade do desenvolvimento de novas estratégias de imunização, incorporando ou ampliando a vacinação para coortes de adolescentes não vacinados para a vacina meningocócica ACWY, com o intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe”.

Para tomar a dose, é preciso procurar as salas de campanha e apresentar um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS, se tiverem esses dois últimos.

Todos os postos de saúde com salas de vacinação estão com os imunizantes disponíveis. As unidades estão disponíveis no site da Prefeitura.

Além delas, temos o Centro de Vacinação (Avenida Doutor João Beraldo, número 567, Centro) que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 8h às 16h.

A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e levar à morte. A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.

A transmissão da meningite ocorre por meio da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza.