A presidente do Sicredi, Angelita Cadoná, palestrou no Hacktown (Foto: Divulgação)

“Ideias diferentes, conexões de impacto” foi o tema de um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da América Latina – HackTown 2022 –, realizado entre os dias 15 e 18 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí/MG. A cidade é ligada à tecnologia e à inovação desde a década de 60. Hoje, o município abriga mais de 160 empresas de tecnologia, sendo chamada de “Vale da Eletrônica”.

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG esteve representada pela presidente, Angelita Marisa Cadoná, e pelo diretor-executivo, Marcio Girardi, que palestraram durante a programação, além de, aproximadamente, 60 colaboradores. O diretor teve como tema de sua fala, realizada dia 17, “Cooperar para Transformar”. Através de insights e compartilhando lições aprendidas em mais de duas décadas de engajamento e atuação no cooperativismo financeiro brasileiro, Girardi destacou a força do cooperativismo na inspiração da nova economia.

– Através de sua dinâmica, este movimento proporciona a centralidade do ser humano e gera transformação econômica e social com equilíbrio. Habitamos um planeta de infinitas possibilidades e integramos uma sociedade de muitas conexões, mas como seres humanos, racionais e criativos, muito ainda podemos aprender e praticar com os ensinamentos da cooperação na forma de viver e prosperar. Vejo o cooperativismo como uma alternativa, como um ciclo virtuoso, e os benefícios desse sistema são sentidos pela sociedade, a exemplo de alguns projetos apoiados pelo Sicredi em Minas Gerais, como o da Associação dos Produtores da Serra dos Borges, em Santa Rita do Sapucaí, e da Cooperativa de Motoristas Autônomos Sul de Minas (CoopMobi), de Extrema. Estes são prova que o cooperativismo está fazendo a diferença – frisou Girardi.

A presidente do Sicredi, Angelita Cadoná, palestrou no Hacktown (Foto: Divulgação)

Já a presidente fez sua palestra no dia 16, falando sobre o tema “Elas no Cooperativismo”. Angelita enalteceu sua trajetória no cooperativismo e apresentou dados sobre a participação feminina neste sistema atualmente, acreditando que ainda haverá grande evolução neste sentido. A gestora também reforçou projetos sociais desenvolvidos pela Cooperativa para esse público, a exemplo do programa Sicredi Mulher. “Na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, entendemos que o sucesso não é uma questão de gênero, mas sim uma questão de engajamento coletivo de toda a organização, alicerçado nos princípios e propósito cooperativo”, salientou.

Pelos momentos vividos, a presidente avaliou o Hacktown de forma muito positiva. “Foi uma experiência fantástica, pois além de compartilharmos nossas vivências cooperativistas, tivemos também a oportunidade de aprimorarmos conhecimentos, construir e estreitar relacionamentos, além de fazer excelentes negócios. Com isso, com certeza, o evento é único, considerando a pluralidade de ideias, culturas, informações e experiências”, assegura Angelita.

Membros do Sicredi participaram do evento (Foto: Divulgação)

Uma das participantes foi a colaboradora do Sicredi, Regiane da Silva Fernandes. “Agradeço a Cooperativa pela oportunidade de presenciar este evento, pelo grande aprendizado em inovação, cultura e criatividade. Para mim, foi uma imersão de conhecimento, além de ser um ambiente propício para negócios, para fazer networking e muitas conexões. Foram momentos que agregaram muito na minha vida pessoal e profissional”, resume Regiane.

O Festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música contou com mais de 800 palestras, showcases e workshops, que aconteceram simultaneamente durante os quatro dias. De acordo com a organização do Hacktown, passaram pelo evento em torno de 30 mil pessoas.

Membros do Sicredi participaram do evento (Foto: Divulgação)