Foto: Prefeitura

A vacinação contra Poliomielite em Pouso Alegre teve adesão de apenas 54% das crianças alvo (de 1 a menos de 5 anos de idade). Segundo a prefeitura, foram imunizadas apenas 3.717 das 6.836 crianças previstas.

O objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95%. A taxa de cobertura na cidade está na média do Sul de Minas, em 55%, e supera a média mineira, de 45%.

Poliomielite pode provocar paralisia muscular

A prefeitura tem feito alertas da importância da vacinação, dentre elas da poliomielite. Em casos mais graves, o vírus da pólio pode causar paralisias musculares.

“Muitas pessoas têm a falsa sensação de que algumas doenças foram erradicadas e que com isso, não há possibilidade de retornarem. Mas, o vírus circula e menos vacinados é mais chance de doenças se proliferarem. O Brasil é um país com alto risco para reintrodução do vírus e já estamos vendo que os Estados Unidos registraram o primeiro caso de pólio em quase uma década. É algo que não queremos e por isso é fundamental que os pais levem os filhos para receberem o imunizante. São gotinhas que podem salvar vidas”, enfatiza a Secretária de Saúde, Sílvia Regina.

Onde se vacinar?

Os responsáveis legais pelas crianças devem leva-las para vacinar até o dia 30 de setembro. As vacinas estão sendo ofertadas em todos os postos de saúde com Sala de Vacinação. Além deles, o Centro de Vacinação atenderá o público, das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 8h às 16h. (Avenida Doutor João Beraldo, nº 567, Centro).

No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacinação da criança e documento pessoal do adulto e do menor de idade.