PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu 11 anos
PróximoAnterior

Artista pouso-alegrense com Síndrome de Down é vice-campeão de Concurso Internacional de Pintura e Desenho

Oton Vitale Cardoso já teve obras expostas em Barcelona. O artista foi homenageado pela Câmara Municipal como cidadão pouso-alegrense nesta quinta-feira (27)

PróximoAnterior
Oton Vitale Cardoso teve dois desenhos premiados na Espanha | Foto cedida pela família

Um artista pouso-alegrense portador da Síndrome de Down foi vice-campeão do XXIX Concurso Internacional de Pintura e Desenho no último dia 17, promovido pela Fundação Down Madrid, na Espanha. Dois desenhos do artista foram selecionados por uma comissão julgadora e premiados na categoria ‘Outras Técnicas’.

Oton Vitale Cardoso, de 42 anos, nasceu em Brasília (DF) e mudou-se para Pouso Alegre em 2000. Através de incentivo da família, Oton começou a desenhar desde a infância. “Ele desde pequeno tinha fascinação com desenhos. A gente foi incentivando e ele foi tendo algumas aulas, aqui em Pouso Alegre ele estudou no Conservatório. Ele sempre gostou e sempre foi muito incentivado”, conta Ivanise Vitale Cardoso, mãe de Oton, ao PousoAlegrenet.

PróximoAnterior

O artista já teve suas obras expostas em Barcelona nos anos de 2003, pela Galeria Marina Mass, em 2004 pelo Festival Internacional BrasilNoAr e em 2006, no Restaurante Zoo. Além disso, Oton já realizou inúmeras exposições em Pouso Alegre. A mais recente foi último sábado (22) durante o lançamento do Futsal Down, no Hotel Gran Lago.

Oto Vitale Cardoso é homenageado como Cidadão Pouso-alegrense pelo vereador Igor Tavares | Foto: Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Pouso Alegre homenageou o artista nesta quinta-feira (27) com o Título de Cidadão pouso-alegrense. O título é entregue há mais de cinco décadas para pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Oton Vitale recebeu a homenagem das mãos do vereador Igor Tavares (PSDB).

Segundo a mãe do artista, sobra orgulho pelas conquistas e reconhecimento do filho. “Ele ficou muito entusiasmado, muito feliz. Eu fico muito orgulhosa por ele, ele é nosso companheiro eterno. Eu e meu marido ficamos radiantes com essa vitória, esses passos que ele está galgando”, conclui Dona Ivanise.