* Matéria patrocinada de responsabilidade da Sicredi

Foto: Sicredi

Como acontece ao longo dos mais de 41 anos de história, o associado da Cooperativa sempre tem voz ativa nas decisões. Um exemplo prático dessa participação foi a Assembleia Extraordinária, na qual os associados foram convidados a acompanhar e dar o seu voto nas proposições de mudanças do estatuto social que rege a atuação da instituição. Para proporcionar que mais associados pudessem envolver-se no processo de tomada de decisão, a Assembleia ocorreu de forma digital no dia 6 de outubro e ficou aberta para votação até dia 10 do mesmo mês.

Entre as pautas, destaca-se a alteração da denominação social, ou seja, do nome da Cooperativa. A partir da votação dos associados, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG passa agora a se chamar Sicredi Conexão – sugestão construída a partir de estudos e consultoria. Conforme o diretor-executivo Márcio Girardi, é importante que o associado tenha o sentimento de pertencimento.
Quando a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG foi criada, ela abrangia apenas uma região do Rio Grande do Sul que possui essa denominação. Porém, com o seu crescimento para o Oeste de Santa Catarina e também ao Sul de Minas Gerais, foi necessária a evolução na nomenclatura, podendo abranger a amplitude que a Cooperativa tem hoje. Entendemos que Sicredi Conexão nos traz para a atualidade, valoriza o nosso passado e nos direciona ao futuro. Somos uma conexão de pessoas, culturas e Estados, conexão que desenvolve, transforma, agrega e faz a diferença – explica Girardi.

Justamente ampliando esta conexão, outra pauta da Assembleia foi a expansão para uma nova área de atuação em Minas Gerais. Em 2019, a instituição chegou no Estado com a definição de 48 municípios, onde atualmente está com oito agências. “Com o crescimento do Sistema Sicredi, abriu-se a oportunidade de mais regiões em Minas Gerais e nos colocamos à disposição. Como estamos com uma atuação muito sustentável onde estamos presentes, o nosso projeto foi aprovado. Assim, temos mais 38 municípios da Zona da Mata, uma região pujante e com perspectivas muito positivas, com ótimos indicadores financeiros. Então, com a aprovação dos associados para esta ampliação de área, hoje a Cooperativa conta com 117 municípios”, destaca a Presidente Angelita Marisa Cadoná.

Também estiveram em pauta a evolução de outros temas estatutários, como condições que não geram exclusão do quadro social, quantidade de núcleos, percentual mínimo de destinação das sobras ao Fundo de Reservas, fixação da data do encerramento do exercício social e correção ortográfica, além da adequação de redação do estatuto.

Conforme a Presidente, todos os temas foram apresentados com clareza técnica e transparência para ampla compreensão dos associados, fortalecendo a governança e gestão e apoiando cada associado na tomada de decisão. “Também trouxemos um resumo das ações desenvolvidas em 2022 e os indicadores que demostram o crescimento, a solidez e a vocação da Cooperativa em manter a evolução constante, fortalecendo sua essência e contribuindo com o crescimento dos associados – que hoje ultrapassam os 112 mil –, sempre garantindo a sustentabilidade. Queremos agradecer a todos que participaram e discutiram estes temas que possuem uma relevância estratégica muito grande para a nossa Cooperativa”, destaca Angelita.

Assembleia Geral Extraordinária

Estiveram presentes no momento ao vivo, além da presidente Angelita Marisa Cadoná, o vice-presidente, Sérgio Luiz Triches, o coordenador do Conselho Fiscal, Ronaldo Lima dos Santos e os membros da Diretoria Executiva, que apoiaram tecnicamente nas pautas apresentadas.

Referendando este processo, os coordenadores de Núcleo, representando todos os associados, participaram da Assembleia Geral Extraordinária no dia 14. Com a pauta aprovada por todos os núcleos de associados, o processo assemblear segue para conclusão dos trâmites legais da reforma estatutária, quando também deve ser homologada pelo Banco Central.