Foto: Prefeitura

Será inaugurada nesta quinta-feira (1) às 19h em Pouso Alegre a ‘Casa Encantada de Noel’. Este ano, a acomodação do bom velhinho está com novo endereço: a Casa da Cultura Menotti Del Picchia, antiga Estação Ferroviária.

A atração é fruto da parceria da Prefeitura com a Associação do Comércio e Indústria – Acipa, Karech, Suri Metais e MG Ambiental.

O Prefeito Cel Dimas diz que poder oferecer um espaço que possa ser uma atração para toda família é também viver o natal em sua totalidade. “Esta época do ano nos remete a sentimentos como esperança e empatia. É muito gratificante poder proporcionar esses momentos de encantamento a todos”.

O espaço conta com diversos cenários que remetem aos ambientes da casa do Papai Noel. “O objetivo é trazer encantamento, alegria e aconchego do Natal a todos os visitantes de Pouso Alegre e região. Convidamos diversos arquitetos de Pouso Alegre para compor esses espaços temáticos, transformando-os com muitas cores, vida e alegria”, ressalta Ana Denise Ribeiro de Faria, empresária proprietária da Karech.

A Casa Encantada de Noel ficará aberta de segunda a sexta-feira das 16h às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 23h. O ingresso para entrada será um quilo de alimento não perecível que será destinado a Casa São Rafael, ao Projeto Social Cidade Jardim – PROSCIDJAR e ao Clube do Menor.

A construção do espaço

A engenheira Letícia Morais foi a responsável pela ambientação da sala de estar. “Criamos um ambiente aconchegante, que traga a alegria e o encantamento que se espera de um momento mágico que é o Natal. Fico muito feliz e grata pelo convite de participar de um evento lindo como este, que vai proporcionar alegria para tantas famílias e ainda embelezar as festividades de final de ano de nossa cidade”, ressalta.

Já a engenheira Maria Aparecida Longuinho Rennó recebeu a missão de criar o Jardim Encantado juntamente com a paisagista Tatiana de Toledo Carneiro. “Criar um jardim é algo que executo com amor. Ver e sentir como a natureza é prefeita. A importância deste projeto louvável é ajudar as pessoas menos favorecidas e levar a elas magia e esperança”, frisa Maria Aparecida.

A criação do quarto do Papai Noel foi executada por Anny Ferreira Garcia. “Nós só temos que agradecer em fazer parte de um projeto tão lindo como esse, que irá alegrar muitas crianças nessa época tão mágica do ano. Hoje como mãe, acredito que o fato de ser algo encantador para os pequenos foi meu norteador. Algo que me motivou muito a fazer parte desse evento é pensar que meu filho daqui uns anos irá aproveitar momentos como esse e levar para vida”.

As profissionais Isabela Amaral e Lívia Biaso ficaram responsáveis pela confecção do banheiro. “O intuito foi trazer uma ambientação bem lúdica, com cores tradicionais natalinas bem fortes e presentes no projeto. Um ambiente que fosse acolhedor, divertido e que representasse esse banheiro como se realmente ele fosse usado pelo Papai Noel e Mamãe Noel. Acima de tudo, o mais importante é poder colaborar com o evento que tem intuito beneficente”, pontua Amaral.

O engenheiro Harley Vix foi o idealizador da sala de cartas de Noel e disse que “é importante doarmos nossos serviços a favor de causas tão especiais! A Casa Encantada de Noel é um momento de agradecer o ano e ajudar na busca da felicidade dos cidadãos pouso-alegrenses!”.

E a cozinha do Papai Noel ficou a cargo da engenheira Monique Alves Huhn. Ela ressalta que “montar a cozinha do Papai Noel foi algo mágico. Buscamos inspiração no ‘olhar da criança’, tentar enxergar o mundo com magia e fantasia. Isso nos permite imaginar possibilidades e acreditar que somos capazes de agir e realizar. Ver o sorriso de uma criança foi o que nos motivou a entrar no projeto! Que nunca se apague esta magia do Natal!”.

“A importância do projeto é não perdermos o encanto do Natal. Passarmos para as crianças e também os adultos a magia, as luzes, as surpresas e sentimentos positivos que só o Natal é capaz de transmitir. E tal sentimento vem por meio do nosso ‘bom velhinho’, com aquele saco carregado de brinquedos, não há quem não abra aquele sorriso!! Foi essa a nossa ideia ao projetar esse ambiente”, explica a engenheira Simone Fonseca que, juntamente com as profissionais Valéria Abate, Tânia Malaquias e Cristiane Salgado, desenvolveram o quarto de brinquedos do Papai Noel.

A engenheira Manoela Abrahão disse que “é um projeto de amor que traz encantamento para as crianças, principalmente para aquelas que carecem de maior contato com esse mundo lúdico. Tem como função social também a ideia de mobilizar a comunidade para contribuir e pensar no outro”.