Foto: Prefeitura

O 1° Passeio de Cicloturismo de Pouso Alegre reuniu neste domingo (06) mais de 200 participantes no município. Promovido pela Prefeitura e pelo Grupo Unissul, o passeio ciclístico contou com a inauguração do Toten do projeto regional de Cicloturismo “Caminhos da Mantiqueira”.

A concentração aconteceu no Center Box do Fátima I, do Grupo Unissul. Os participantes saíram do ponto de concentração rumo à Praça Dom José D’Ângelo Neto (Praça da Rodoviária), onde foi inaugurado o Toten.

Foto: Prefeitura

O Prefeito Cel Dimas esteve presente e salientou a intenção de fazer do turismo mais um vetor de desenvolvimento para a cidade. “A intenção é incrementar o lazer e fomentar o turismo aqui de Pouso Alegre com profissionalismo atendendo a todos. O nosso apoio é incondicional à prática de esportes que visa à saúde dos cidadãos. Atrelamos esse viés ao turismo, beneficiamos a população e promovemos a saúde e a qualidade de vida”, frisa.

O Projeto Regional de Cicloturismo contempla 16 municípios. Segundo Ricardo Bustamante, gerente de turismo, a placa inaugurada reúne 3 modalidades de trilhas presentes na região. “Na placa temos três trilhas internas desses municípios: uma fácil, uma moderada e uma difícil e mais o trecho de um município até o próximo. Esses trechos entre os municípios configuram uma trilha de longo curso, totalizando 541km de percurso”, explica.

Foto: Prefeitura

Ainda conforme o gerente de turismo, é possível acessar 64 trilhas através de um QR code presente na placa. “A ideia é que possamos atrair todos os perfis de ciclistas, tanto os iniciantes quanto os mais profissionais que querem se aventurar por terrenos mais complicados”, completa Ricardo.

De acordo com a Prefeitura, um passaporte foi disponibilizado para os ciclistas. A ideia é que o passaporte seja carimbado a cada trecho nos municípios do circuito. O passaporte pode ser retirado na lanchonete BSA Prado (na rodoviária), no Hotel Summit Inn, Hotel Ferraz, Hotel Dias e no Museu Tuany Toledo. Ao final do circuito, é possível solicitar um certificado de conclusão.

Foto: Prefeitura