*Conteúdo patrocinado de responsabilidade da Sicredi

Evento de lançamento CooperExtrema | Foto: Divulgação

A Cooperativa de Transporte e Logística de Extrema (CooperExtrema), localizada no Sul do estado mineiro, deu mais um passo na sexta-feira, 18, quando foi oficialmente lançada. A organização dos cooperados iniciou em novembro de 2021, por 23 profissionais da área de transporte e logística da cidade de Extrema, tendo como objetivo a união de forças para alcançar um mercado em ascensão e oportunidades igualitárias que o cooperativismo proporciona.

Para a fundação da CooperExtrema, a Sicredi Conexão deu total apoio à Central de Negócios e também destinou recursos ao projeto, por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional. Isso porque a Cooperativa sempre esteve imbuída em ações voltadas à intercooperação, que é um dos sete princípios do cooperativismo.

Evento de lançamento CooperExtrema | Foto: Divulgação

O gerente regional de desenvolvimento em Minas Gerais, Vitor Debortolli, afirma que a intercooperação sempre esteve no DNA da Sicredi Conexão. “Ficamos muito gratos em poder apoiar a formação da CooperExtrema. Através desta iniciativa, os associados estão ganhando seu espaço, tanto no município quanto na região. Desejamos sucesso, que possam continuar fomentando o cooperativismo, levando adiante o nosso propósito que é construir uma sociedade mais próspera”, destaca o gerente regional.

A CooperExtrema recebeu suporte também da Prefeitura de Extrema e do Sebrae Minas e sempre teve como objetivo desenvolver a cooperação entre empresas do mesmo ramo, por meio de um processo coletivo para promover e ampliar o acesso a mercados, vendas, lucratividade e eficiência profissional.

Evento de lançamento CooperExtrema | Foto: Divulgação

Nesse sentido, o presidente, Lucas Donizete, assegura que o grupo está fortalecido e cada vez mais focado no trabalho. “Com o lançamento da CooperExtrema, nos aproximamos ainda mais, e, para a sociedade, demonstramos o nosso compromisso com o profissionalismo, mostrando o que somos de verdade, reforçando o cooperativismo, mostrando que juntos sempre seremos mais fortes. Depois deste momento, a parceria com o Sicredi e com o poder público municipal ficou ainda mais estreita. Com certeza, a participação de ambos foi fundamental para chegarmos até aqui e será para seguirmos em frente. As perspectivas para os próximos meses são de muito crescimento, pois é um modelo de negócio que dá certo, então queremos carregar os princípios do cooperativismo para sempre”, afirma.

Com o lançamento da CooperExtrema, os cooperados esperam negociar contratos com as grandes empresas do município, favorecendo o caminhoneiro autônomo e a pequena transportadora, com o recebimento do frete em sua totalidade, sem repasse a atravessadores. A Cooperativa está pronta para receber e elaborar orçamentos, e assim evoluir com as demandas por transporte.

Extrema

A CooperExtrema deve alcançar o crescimento almejado, pois a cidade se tornou um dos mais importantes polos logísticos do país. São mais de cinco mil empresas, 400 indústrias e centenas de centros de distribuição, como Mercado Livre, Centauro, Dafiti, Panasonic, FedEx, DHL, Tok Stok, entre outros instalados no município. Cerca de 25% do comércio eletrônico do país está em Extrema.

A expansão do setor de logística fez com que o PIB do município fosse multiplicado 14 vezes em 15 anos, sendo o segundo maior de Minas Gerais e o primeiro do Sul de Minas. A cidade tem 37 mil habitantes e uma população flutuante em torno de 10 mil pessoas. Extrema está localizada a 100 km da cidade de São Paulo e este é um dos fatores que explica a vocação do município para a atividade logística.