Ball em Pouso Alegre

A fabricante de embalgens para bebidas Ball fechou nesta quarta-feira (7) uma linha de produção em Pouso Alegre. A empresa também fechou na mesma data uma fábrica em frutal.

Conhecida como uma das indústria que melhor paga e dá benefícios em Pouso Alegre, a Ball empregava até hoje cerca de 140 profissionais. A medida causou a demissão de 28 pessoas.

A linha fechada foi a que trabalhava com importações. Nos últimos anos a Ball já havia fechado outras linhas na cidade, e com o encerramento, passa a ter apenas uma linha na cidade.

Procurada, a Ball informou que a medida se deve ao atual cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato de um dos clientes de sua carteira. A empresa disse que além dos pagamentos legais de rescisão, está ofecendo pacontes de indenização, extensão de benefícios, e apoio a recolocação profissional dos demitidos.

O PousoAlegrenet também procurou o Sindicato dos Metalurgicos. Segundo o presidente Francisco Filho dos Santos, o Sindicato acompanhou o caso tentando evitar as demissões, e participou de toda a negociação de benefícios e indenizações para os desligamentos.

Confira a nota da Ball

O atual cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato de um dos clientes de nossa carteira, levou a Ball Embalagens para Bebidas América do Sul a tomar a decisão de paralisar as atividades produtivas na sua fábrica de Frutal e de uma das linhas de produção da sua fábrica de Pouso Alegre, ambas unidades no estado de Minas Gerais, a partir do dia 7 de dezembro de 2022.

A companhia lamenta o anúncio e destaca que está tratando com cuidado, transparência e respeito cada uma das pessoas afetadas pela decisão. Além dos pagamentos legais em rescisão, a Ball ainda ofereceu a cada funcionário um pacote de indenização, a extensão de benefícios e uma consultoria para apoio a recolocação profissional. Em paralelo, alguns de nossos empregados receberam propostas de transferência para trabalhar em outra localidade da empresa no Brasil.

Da mesma forma, prezando pelo relacionamento junto à comunidade, a empresa está trabalhando com seus parceiros Mais Diversidade, Rede Educare e SENAI em programas voltados a novas oportunidades de capacitação para profissionais impactados, e recolocação no mercado local.

A Ball reitera que a decisão tomada não afeta sua operação em nenhuma outra localidade, e os clientes da companhia na América do Sul seguirão sendo atendidos normalmente por outras unidades da empresa, sem risco de continuidade ou impactos adicionais.