Foto: Corpo de Bombeiros

Moradores de um condomínio tiveram que deixar suas casas após um deslizamento de terra no final da noite desta segunda-feira (5) em Pouso Alegre. O deslizamento aconteceu em um muro, onde há um talude que sustenta uma caixa de água da Copasa, que abastece o condomínio Portal Bandeirantes, no bairro Santo Expedito.

O corpo de bombeiros fez a evacuação dos moradores do bloco mais próximo ao sinistro e o esvaziamento da caixa d’água para diminuição de peso. Não houve vítimas.

Foto: Corpo de Bombeiros

No início da manhã de hoje estiveram presentes engenheiro da Copasa, da Prefeitura, representantes da BRZ, síndico e o Coordenador Municipal de Proteção e defesa Civil de PA, juntamente com militares do Corpo de bombeiros. Ficou definido a manutenção da interdição do bloco de condomínio. A Copasa está realizando ações de desvio do fluxo de água e será feito proteção do talude.

Segundo o Corpo de Bombeiros, posteriormente será definido pelos responsáveis técnicos ações para eliminar o risco existente.

NOTA DA BRZ (08.12.2022)

A BRZ Empreendimentos S.A realizou uma inspeção no condomínio Portal dos Bandeirantes na data de 6 de dezembro de 2022. A inspeção demonstra que a causa do incidente não está associada à construção.

Concluiu-se que as causas principais do colapso foram a falta de manutenção preventiva do reservatório de água, considerando o entupimento do sistema de drenagem e vazamento de água no reservatório, o que foi agravado devido a precipitações de chuvas na cidade acima da média já registrada para o período, o que resultou na saturação do terreno.

A BRZ contratou laudo técnico para avaliar a estabilidade dos taludes. Por fim, a Companhia reforça seu empenho em auxiliar no que for necessário e fornecer eventuais informações complementares.

Nota da Copasa (08.12.2022)

A Copasa informa que técnicos e engenheiros da companhia se mobilizaram desde o início do evento para monitorar a situação e tomar as devidas providencias O reservatório de água foi retirado, preventivamente, o deslizamento impermeabilizado e o abastecimento de água do condomínio no bairro Santo Expedito, em Pouso Alegre, foi normalizado na noite de terça-feira (06/11).

A Copasa esclarece que, em uma análise preliminar, o rompimento do talude foi provocado pelo não funcionamento do sistema de drenagem pluvial em razão do acúmulo de sólidos, possivelmente, provenientes de carreamento externo, inclusive de área vizinha que escoa também suas águas no local. Estes sólidos se acumularam devido à existência de gradeamento na área interna do condomínio, o que bloqueou o fluxo da água. A Copasa ressalta que o sistema de drenagem já prevê situações de possíveis extravasamentos do reservatório.