Foto: Divulgação

A prefeitura de Pouso Alegre obteve o 3º melhor índice certificável de transparência pública de Minas. O ranking foi feito pelo Radar Nacional de Transparência Pública, que avalia a disponibilização de informações aos cidadãos sobre os gastos, salários de servidores, licitações e contratos.

O levantamento foi realizado entre maio e novembro de 2022 e apontou que a média do Brasil é de 67%, enquanto Minas Gerais é de 66%.

A prefeitura obteve o índice de transparência de 85,13%, obtendo a classificação ouro. A frente ficaram apenas as prefeituras de Belo Horizonte e Campo Belo, também com classificação ouro.

Outras sete prefeituras até tiveram índices melhores que Pouso Alegre, mas não são certificáveis, pois não tiveram 100% dos critérios considerados essenciais atendidos.

O Radar também avalia a transparência pública nas Câmaras. A Câmara de Pouso Alegre teve índice 70%, porém, com avaliação não certificável. A única câmara de Minas com avaliação certificável é a de Belo Horizonte. Se considerado o índice da prefeitura e câmara de Pouso Alegre juntos, a nota é de 77%.

Em janeiro de 2016, logo após o fim da gestão Perugini, Pouso Alegre recebeu nota 0 em outro ranking nacional da transparência, na época feito pelo Ministério Público Federal

Resultado é comemorado

A ótima avaliação no ranking foi comemorada pelo prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas: “Nós sempre buscamos por melhorias e entendemos a importância da transparência, já que estamos a serviço do povo. Receber a comprovação de que estamos entre os melhores avaliados na transparência da gestão como um todo é motivo de grande alegria e nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca o Prefeito Cel Dimas.

Para o Controlador-Geral do Município, Hamilton Magalhães, “o resultado reflete o trabalho desenvolvido pela gestão que busca ferramentas que de fato consolidam a prática constante no município”.

A pesquisa

O Radar Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), dos Tribunais de Contas brasileiros, do Instituto Rui Barbosa, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom) e pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Ele foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta de acesso aos portais de todo o país, bem como permitir a pesquisa e o cruzamento de informações relativas aos índices de transparência dos órgãos públicos brasileiros.

Os dados estão disponíveis em: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html