Foto: Prefeitura de Pouso Alegre

A Cidade de Pouso Alegre avançou 21 pontos e agora ocupa o 41º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP). Esta é a terceira edição do levantamento e contou com 415 municípios brasileiros, todos com mais de 80 mil habitantes.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Nele são avaliados diversos índices como: segurança, acesso à educação, saneamento, inovação, meio ambiente, capital humano, acesso e qualidade da saúde e muitos outros.

Foto: Reprodução/Ranking de Competitividade dos Municípios

O índice em que Pouso Alegre mais se destacou positivamente foi o de capital humano, que avalia a taxa líquida de matrícula de alunos nos ensinos médio e fundamental, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal. Neste ponto a cidade ocupa a 24ª posição, oitenta e três a mais do que no levantamento de 2021. Além disso, em telecomunicações Pouso Alegre subiu 46 posições e ocupa o 34º lugar.

Já os principais desafios da cidade, de acordo com o índice são o meio ambiente (322º lugar), o acesso à educação (186º lugar) e o saneamento (143º lugar).

O resultado obtido por Pouso Alegre deixa a cidade à frente de outros grandes municípios da região como Varginha (48º), Itajubá (69ª), Poços de Caldas (77ª) e Lavras (79ª)

Caso você queira ver o ranking completo, pode acessá-lo clicando aqui.