O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou na tarde desta sexta-feira (13) a suspensão do início do Campeonato Mineiro de 2023. A decisão foi tomada por causa de uma briga entre Ipatinga e Betim, clubes que disputaram o módulo II no ano passado.

A decisão do STJD acontece depois do requerimento de uma liminar para a suspensão do campeonato que foi feita pelo Betim. O tribunal concedeu a liminar até que o processo no TJD-MG tenha transitado. O Tribunal de Justiça Desportiva por sua vez, convocou uma sessão extraordinária de julgamento que será realizada na próxima quinta-feira (19), apenas dois dias antes do início do campeonato.

A briga judicial entre os dois clubes que disputaram o módulo II no ano passado teve início em setembro o Betim denunciou o Ipatinga alegando que a equipe teria falsificado a assinatura das carteiras de trabalho de todos atletas para que houvesse tempo de inscrevê-los. Caso o Ipatinga fosse punido, a vaga no módulo I ficaria com a equipe de Betim.

Entretanto, no início de dezembro o tribunal alegou não ter competência para julgar a denúncia, e afirmou que o caso deveria ser levado até a Comissão Nacional de Resoluções Desportivas (CRND). Acontece que esta entidade não prevê nos artigos as punições que o Betim almejava que o rival recebesse. Por isso, o Ipatinga teve parecer favorável e continuou com a vaga.

Foi nesse momento que a equipe de Betim acionou o STJD com a solicitação de uma audiência extraordinária no TJD-MG ou a suspensão do campeonato, o que foi acatado.

O Campeonato Mineiro está previsto para início dia 21. A estreia do Pouso Alegre Futebol Clube está, até então, marcada para dia 22 às 18h30 no Manduzão, partida contra o América-MG.