Foto: Reprodução Caldense

A Caldense, clube de futebol de Poços de Caldas, anunciou através de nota oficial na manhã desta terça-feira (14), que não irá participar da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada em função da falta de recursos financeiros para montar uma equipe competitiva para a disputa do torneio nacional.

Vale lembrar que a Caldense terminou a Série D de 2022 entre as quatro piores campanhas, com apenas uma vitória em 14 jogos disputados. A Veterana havia garantido a vaga na Série D de 2023 após ter chegado às semifinais do Campeonato Mineiro de 2022, mas a desistência deixa o Villa Nova como o possível substituto.

O clube ainda enfrentará o Ceará no dia 1º de março, pela Copa do Brasil, mas não disputará nenhum outro torneio nacional neste ano, limitando-se a disputar apenas o Mineiro.

Vale lembrar que, para garantir uma vaga na Série D de 2024, a Caldense precisa encerrar o estadual deste ano entre as melhores campanhas, o que não é garantido, já que a equipe atualmente ocupa uma posição de risco na tabela.

Em nota, a Caldense informou que os recursos disponíveis no momento não são suficientes para montar uma equipe à altura da tradição e das glórias do clube. “Não queremos entrar na disputa somente para cumprir tabela e correr o risco de fazer uma campanha abaixo do que todos os nossos torcedores e associados esperam e merecem. Além disso, a diretoria executiva tem o compromisso e a responsabilidade fiscal com as contas da instituição”, diz o comunicado.