*Conteúdo patrocinado de responsabilidade do Sicredi

Estamos iniciando o segundo mês do ano e nada melhor que reforçar o planejamento financeiro para 2023, observando o cenário e alinhando as expectativas. E o que esperar da economia neste ano? De acordo com o assessor de Investimentos da Sicredi Conexão, Daniel Barbieri, este deve ser um período de volatilidade e incertezas.

Os principais analistas do mercado apostam em altas taxas de juros, no Brasil e no mundo, inflação fora da meta e incertezas no setor fiscal. O PIB deve ter um baixo crescimento, puxado, majoritariamente, pelo agronegócio, pois novamente se espera safra recorde no Brasil, favorecendo as exportações e a balança comercial. A taxa básica de juros da economia brasileira também deve permanecer em patamares elevados durante mais tempo ao longo de 2023 – estima Barbieri.

Neste cenário, como posso me planejar para ter uma melhor relação com meu dinheiro em 2023?

Segundo o assessor de Investimentos, o primeiro passo é entender a situação em que você está no momento: Na fase superavitária, com recursos sobrando, ou deficitária, com necessidade de empréstimo? A partir disso, pode ser feito um bom planejamento financeiro, envolvendo, inclusive, a sua família, pois ela tem relação direta com o seu dinheiro. “Vale lembrar, também, que o planejamento deve ter constância, ou seja, ser seguido com disciplina, para que os frutos sejam colhidos no prazo definido”, comenta.

Colhidas essas percepções e definido o planejamento, é hora de colocar a “mão na massa”. E você sabe como o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, pode te apoiar com isso? Confira abaixo!

Conheça algumas soluções financeiras que podem contribuir com o sucesso do seu planejamento

Quero aprender mais sobre investimentos. Por onde começar?

Se você está interessado em aprender mais sobre investimentos, ter acesso a recomendações, saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo e como isso impacta no seu planejamento financeiro, existe muito material disponível e, o melhor, de forma gratuita. “Nossa equipe do Sicredi prepara materiais diários, treinamentos e podcasts para te ajudar e te ensinar cada vez mais a ter uma melhor relação com o seu dinheiro”, explica Barbieri.

Uma das opções é utilizar o aplicativo do Sicredi, na aba Investimentos/Conteúdos, ou o site do Sicredi, dentro de Investimentos/Análises econômicas e financeiras, onde são disponibilizados diversos materiais e treinamentos sobre os produtos, nota econômica semanal e panorama mensal, além da resenha diária e morning call.

Para quem aprecia podcasts, o Sicredi está presente no Spotify e no Deezer, diariamente, com a “Análise do dia: Um podcast do Sicredi”. Ainda, para os que preferem conteúdo de blog, o Sicredi oferece conteúdo nas páginas https://www.sicredi.com.br/site/blog/ e https://www.sicrediconexao.com.br/posts/lista/.

Na visão do assessor de Investimentos da Sicredi Conexão, 2023 será de muitas incertezas e isso só aumenta a necessidade de ter um parceiro de verdade para facilitar a sua vida financeira: “Contamos com um time completo de especialistas para te atender de forma personalizada e, juntos, fazermos um planejamento ideal para você alcançar seus objetivos, com as indicações corretas de produtos. O melhor investimento é aquele que você se deita no travesseiro e dorme tranquilo, sabendo que cuidaremos do seu dinheiro, da melhor forma, para você”.