*Conteúdo patrocinado de responsabilidade do Sicredi

Está aberto o prazo para inscrição de novos projetos para o Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão. Neste ano, o período para inscrições permanecerá aberto até o dia 31 de maio.

O programa é voltado ao apoio de projetos de interesse coletivo e que contribuem para a transformação econômica, social e ambiental nas regiões em que atua, e são divididos em cinco categorias. São elas: Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação; Ambientais; Educação, Formação e Sucessão; Intercooperação e Associativismo; e Promoção da Saúde Coletiva e Desenvolvimento Social.

No decorrer dos anos a iniciativa da Sicredi Conexão vem crescendo, tanto em número de projetos como em valores aplicados, sendo que, apenas no último ano, foram mais de 230 projetos aprovados, e R$ 2,8 milhões em recursos destinados pela Cooperativa.

De acordo com o assessor de Relacionamento, Rodrigo Castelli, para este ano o valor aplicado no Fundo de Desenvolvimento Regional pode aumentar, comparado com 2022. “A destinação é aprovada pelos associados nas assembleias, mas a expectativa é que supere os R$ 2,8 milhões contemplando ainda mais projetos, sendo compatível com a crescimento da Cooperativa e com a ampliação dos municípios que estão recebendo o Sicredi, consequentemente aumentando o número de entidades beneficiadas. Se você é líder de uma entidade ou desenvolve ações que beneficiam a sua comunidade, inscreva sua iniciativa ou confira mais no regulamento”, frisa Castelli.

O Fundo

A Sicredi Conexão mantém, desde 2018, o Fundo Filantrópico de Incentivo a Projetos de Desenvolvimento Regional, atendendo aos princípios e valores do cooperativismo. O programa tem a finalidade de contribuir com a evolução econômica, social e ambiental na área de atuação da Cooperativa, por meio de apoio a iniciativas promovidas por entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos. O intuito também é auxiliar na agregação de renda, e na melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.

Informações sobre projetos anteriores, o regulamento oficial e demais informações, estão disponíveis no site do Fundo de Desenvolvimento Regional: https://fundo.sicrediconexao.com.br/.

Categorias dos projetos

Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação: destinados ao aprimoramento da qualificação técnica, propiciando o desenvolvimento econômico e social, por meio de iniciativas que estimulem o empreendedorismo, inovação, geração de emprego e renda.

Ambientais: promoção da educação ambiental e/ou recuperação da fauna e flora.

Educação, Formação e Sucessão: projetos e/ou iniciativas que promovam o desenvolvimento profissional e humano, assim como a formação de lideranças nos empreendimentos familiares, empresariais e associativos.

Intercooperação e Associativismo: ajuda mútua entre entidades associativas norteadas pelos princípios e valores do cooperativismo.

Promoção da Saúde Coletiva e Desenvolvimento Social: projetos e/ou iniciativas que objetivam mitigar riscos à saúde coletiva, promoção da vida saudável e o desenvolvimento social.

Calendário 2023

Período de inscrições: 1º de fevereiro até 31 de maio

Apreciação dos projetos: de 1º a 30 de junho

Repasse dos recursos: até 31 de julho

Execução dos projetos: até 30 de novembro

Prestação de contas: até 31 de dezembro