Na manhã desta terça-feira, 28, a multinacional Ball anunciou a suspensão da produção de latas em sua unidade de Pouso Alegre. A empresa informou por meio de nota que a medida ocorre em caráter temporário e afeta cerca de 100 trabalhadores.

A assessoria da Baal informou que apesar da suspensão da linha, o centro de Engenharia em Pouso Alegre segue operando normalmente. Ainda conforme a Ball, todos que atuavam na fábrica foram impactados pela decisão e que muitos dos funcionários receberam propostas de recolocação e têm até 24h para receber todas as respostas.

Em dezembro de 2022, a Ball já havia anunciado o fechamento de uma linha de produção que trabalhava com importação. Na ocasião, a empresa alegou que adotou a medida devido ao cenário macroeconômico e mercadológico e ao encerramento de contratos com clientes.

Confira a nota oficial enviada pela empresa ao Pouso Alegre.net:

“Diante das flutuações de mercado que são inerentes ao negócio e da necessidade de estar em linha com as movimentações de volume de seus clientes, a Ball Embalagens para Bebidas América do Sul tomou a decisão de suspender temporariamente as atividades de produção de latas na fábrica de Pouso Alegre, em Minas Gerais, a partir do dia 28 de março de 2023.

Além disso, com o objetivo de ajustar o footprint na região e permitir seu crescimento sustentável para o futuro, a Ball informa que retomará as operações da unidade de Frutal, em Minas Gerais, no começo do segundo semestre deste ano.

A companhia reitera que está tratando com cuidado, transparência e respeito cada uma das pessoas afetadas pelas movimentações. Além dos pagamentos legais em rescisão, a Ball ainda apoiará cada funcionário neste momento de transição. Em paralelo, empregados receberam propostas de transferência para trabalhar em outras unidades da empresa no Brasil, incluindo a fábrica de Frutal, em Minas Gerais.

Os clientes atendidos por Pouso Alegre serão redirecionados para outras unidades da Ball, sem risco de continuidade ou impactos adicionais. O centro de Engenharia em Pouso Alegre segue operando normalmente.”