Foto: Câmara

A Copasa está sendo convocada a prestar esclarecimentos a Câmara de Pouso Alegre. O requerimento foi aprovado pelos vereadores na sessão desta terça-feira (28).

O documento apresenta os seguintes questionamentos à Copasa: o não comparecimento na Audiência Pública de Saneamento Básico realizada em dezembro do ano anterior, o que a empresa tem feito para por fim aos problemas de esgoto do município, e quais medidas urgentes serão tomadas para resolver a situação e outras dúvidas e questionamentos sobre a causa.

A Câmara já realizou diversas ações sobre o assunto, como a criação de comissões especiais, reuniões, audiências públicas e até então os problemas continuam recorrentes no município.

Em 2017, a comissão criada para investigar o caso na cidade, gerou um relatório com diversos apontamentos de irregularidade. Os trabalhos tiveram duração de 180 dias. Ao longo dos estudos, os vereadores receberam apoio de técnicos especializados e realizaram diversas pesquisas de campo visitando pontos variados do município. O documento foi encaminhado ao Ministério Público.

A Comissão foi criada na Câmara devido ao grande número de reclamação da população de Pouso Alegre com relação a cobrança da taxa, onde, segundo os moradores não haveria tratamento de esgoto. A Comissão tinha em sua composição os vereadores Oliveira Altair, como presidente e Leandro Morais, como relator, que continuam parlamentares nesta legislatura.

A Mesa Diretora é composta pelos seguintes vereadores: Leandro Morais – PSDB (Presidente), Miguel Júnior Tomatinho – PSDB (vice-presidente), Gilberto Barreiro – PP (2º vice-presidente), Oliveira Altair – União Brasil (1º secretário) e Bruno Dias – União Brasil (2º secretário).