Foto: Prefeitura

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou na manhã desta sexta-feira (17) o Centro de Especialidades Maura Célia de Souza Faria. O local atenderá pacientes hipertensos e diabéticos com equipe multiprofissional.

Segundo a prefeitura, a expectativa é que cerca de 5 mil pessoas sejam atendidas mensalmente por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e outros. Ao decorrer do tempo, o espaço passará a atender também as áreas de: oncologia, cardiologia, ginecologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, oftalmologia e outras.

Foto: Prefeitura

“A aquisição de imóvel, com bom espaço de circulação fará toda a diferença para os pacientes. O espaço está em uma localização boa e com toda infraestrutura necessária. É um investimento voltado à política pública em saúde do município e para o nossos povo”, pontua o Prefeito Cel Dimas.

A nova unidade de saúde funciona na Avenida Alberto de Barros Cobra, nº. 350, Bairro Jardim Alvorada. O espaço está em uma área de 206,50 m² e 377,80 m² de construção.

A inauguração contou com a presença do Deputado Federal, Rafael Simões; Deputado Estadual, Dr. Paulo, Presidente da Câmara, Leandro Morais e demais vereadores e representantes de órgãos da saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Sílvia Regina, explica que o Centro Médico irá atender “serviços dentro da média complexidade em saúde, que é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento. O paciente após encaminhamento da Atenção Primária à Saúde será atendido por um especialista médico, conforme sua necessidade, recebendo a prestação de serviços em saúde de forma técnica, qualificada e diferenciada”.

O imóvel foi adquirido pelo município em 2022 e teve os trâmites finalizados neste início de março de 2023. Os atendimentos aos pacientes serão iniciados na segunda-feira (20).

Homenagem

Foto: Prefeitura

O local recebe o nome da servidora Maura Célia de Souza Faria (10/01/1960 – 11/11/2022) que começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Pouso Alegre em 13 de fevereiro de 1998, como Auxiliar de Serviços, no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Lazara Cazarini Diani, no Bairro São Cristóvão.

Em 2001 transferiu-se para a Secretaria de Saúde, onde desenvolveu seu trabalho na Unidade Materno Infantil e Policlínica do Bairro São Geraldo. Infelizmente ela faleceu em 11 de novembro de 2022, aos 62 anos, quando foi atingida por um veículo ao fim de mais um dia de trabalho.

Giovana Mara de Souza Faria, filha da homenageada, pontuou que “foi uma honra receber a notícia da homenagem. Minha mãe trabalhou por muitos anos na Prefeitura e buscava soluções para todos, então ter o nome dela em um local de saúde que irá ajudar tantas pessoas foi uma surpresa muito grande e uma honra”.