Foto: Divulgação

Senac em Pouso Alegre está com mais de 200 vagas abertas em cursos gratuitos para a população. Essas oportunidades fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG)Para se inscrever, é necessário que a renda familiar mensal per capita do candidato, ou seja, a renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas, não ultrapasse o valor de dois salários-mínimos.

As matrículas serão feitas por ordem de chegada até atingir o limite de vagas. Para se cadastrar é necessário ir até a unidade do Senac, localizada na Avenida Vicente Simões, 370 – RFFSA, portando documentos de identificação com foto, comprovante de escolaridade, e comprovante de endereço. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (35) 2103-2450 ou WhatsApp: 0800 724 44 40 ou acessar o site do Senac.

Foto: Divulgação

Confira abaixo a lista cursos oferecidos, suas datas de início e horários:

Cursos Técnicos:

Cursos Livres

“Em 2022, tivemos uma grande procura por cursos na unidade. Nós atendemos cerca de 5 mil pessoas em nosso entorno, não somente em Pouso Alegre. A maioria das vagas foram preenchidas pelo Programa Senac de Gratuidade. Queremos continuar atendendo e transformando a vida das pessoas pela educação profissional e abastecer os negócios da região com mão de obra qualificada”, pontua o diretor da unidade Guilherme Suait.

O cenário do mercado de trabalho

A pandemia e outros fatores geopolíticos globais ainda afetam a economia do Brasil. As restrições impostas pelo isolamento social tiveram efeitos diretos no setor de serviços, um dos que mais movimentam o mercado de trabalho brasileiro. Em contrapartida, seu retorno no último ano foi satisfatório: o aumento da demanda de serviço voltou a crescer e empregar no país.

No terceiro trimestre de 2022, a taxa de desemprego no Brasil teve uma diminuição contínua. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE, houve um recuo de 8,7%. Os dados do IBGE levam em conta, além dos empregos de carteira assinada, os informais e autônomos. Com isso, funções ligadas ao comércio e serviços cresceram, em áreas como estética e informática.

“Mesmo em momentos de crise ou instabilidade econômica, existem ofertas de vagas para o mercado de trabalho, mas a grande lacuna é a qualificação, a falta de mão de obra especializada, e é esse um gargalo que o Senac aparece para suprir. Temos uma relação muito próxima com nossa população local. Nós a ajudamos por meio da reinserção ou inserção pela primeira vez no mercado de trabalho, e também pelo empreendedorismo”, explica Suait.

Para quem não se enquadra nos pré-requisitos do PSG, o Senac em Pouso Alegre oferece outras oportunidades em cursos com matrículas abertas:

Mais informações pelo site do Senac.

Sobre o Programa Senac de Gratuidade

As turmas integram o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos. A iniciativa é fruto de acordo firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac. O programa tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica.

Sobre o Senac em Pouso Alegre

Presente na região desde 2008 e atendendo cerca de 30 municípios no Sul de Minas, o Senac em Pouso Alegre é referência em ensino e qualificação profissional e possui amplo portfólio de cursos livres, técnicos, workshops e palestras, com opções nas áreas de Beleza, Comércio, Comunicação, Informática, Turismo, Gestão, Moda e Saúde. A unidade oferece, também, turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, pós-graduação (MBA) e atua também como polo de Educação a Distância (EAD).

A unidade tem atuação forte com a comunidade e oferece serviços como Senac na Escola, SenacMóvel (carreta-escola) e atendimentos na área de estética corporal e facial. Com uma infraestrutura completa, o Centro de Educação Profissional do Senac em Pouso Alegre possui laboratórios de informática, hardware, empreendedorismo, saúde e estética, além de salas de aula bem equipadas e atualizadas, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

Serviço:

Vagas para cursos gratuitos em Pouso Alegre

Inscrições: Avenida Vicente Simões, 370 – RFFSA

Informações: Telefone: (35) 2103-2450 ou WhatsApp: 0800 724 44 40