Pessoas interessadas na formação serão selecionadas (Foto: Cemig)

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) instalou em Pouso Alegre seu primeiro centro de treinamento descentralizado da empresa. O projeto piloto é o primeiro de uma série de CTs descentralizados que serão implantados.

O campus da Univercemig em Pouso Alegre tem como objetivo ampliar a estrutura de capacitação dos empregados próprios e contratados da distribuidora, além de formar novos eletricistas para atuar no sistema elétrico. Com a expansão para outras regiões de Minas Gerais, a Cemig quer possibilitar o acesso aos jovens dessas comunidades a uma formação técnica.

O campo de treinamento de Pouso Alegre conta com uma estrutura física com postes, cabos, transformadores e outros equipamentos, que vão permitir simulações de tarefas nas estruturas das redes urbanas e rurais, padrões de medição e eficiência energética, proporcionando um aprendizado prático dos diferentes tipos de redes e das diversas atividades realizadas na rotina diária de um eletricista de linhas e redes.

A primeira utilização do campus foi para apresentação de novas tecnologias em inspeção em redes e reciclagem de eletricistas no resgate em altura. Nos próximos meses, a Cemig anunciará os critérios e procedimentos necessários para a seleção de pessoas de Pouso Alegre interessadas na formação.