Pouso Alegre foi uma das 42 cidades a conseguir a aprovação (Foto: PMPA)

Pouso Alegre foi a única cidade de Minas Gerais aprovada para participar do projeto “Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)” do Ministério do Turismo. O objetivo do programa é oferecer aos selecionados suporte para um plano de transformação no ramo do turismo.

Para serem elegíveis, os municípios precisavam estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo, e também deveriam apresentar cinco documentos obrigatórios. Pouso Alegre foi uma das 42 cidades de todo o país a conseguir esta aprovação.

Pouso Alegre é uma cidade encantadora e que tem alto potencial para se consolidar como Destino Turístico Inteligente, que é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, tendo comprometimento com os moradores e turismo. Além de estarmos trabalhando com toda parte burocrática, estamos unindo esforços para a infraestrutura, comunicação, uso de tecnologia e outras ferramentas”, afirma o prefeito Cel Dimas.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local. Além disso, será realizada a capacitação de gestores locais do setor.

É importante para o município este projeto, pois o DTI proporciona melhoria nos destinos turísticos, gerando destaque aos produtos e locais que já  temos em destaque, descoberta de novos, bem como incentivo e todo apoio para que este setor cresça na cidade e movimente as oportunidades de emprego e a economia”, destaca a secretária de Comunicação Social, Lazer e Turismo, Jaqueline Lima da Costa.

Confira aqui a lista completa de municípios aprovados.