O contrato é estimado em até R$ 123 milhões (Foto: UFSJ)

Pouso Alegre deverá ter um novo sistema de coleta de lixo em breve, conforme prevê um edital publicado pela Prefeitura Municipal. A instalação de lixeiras subterrâneas vai atender a região central e também a zona rural da cidade.

Segundo consta no edital, serão instalados 12 contentores soterrados na área central – colocados em pontos estratégicos em que há grande produção de lixo – e contentores semienterrados na zona rural. Além disso, serão instalados 1,5 mil containers convencionais em todas as regiões.

As lixeiras subterrâneas ficam sob um elevador hidráulico e permanecem abaixo da superfície. O descarte do lixo ocorre por uma boca e, quando atingida a capacidade, os rejeitos são recolhidos pelas equipes que acionam o elevador.

Na zona rural deverão ser instalados 20 contentores semienterrados. Os seguintes locais deverão receber o sistema: Cajuru, Anhumas, Ferreiras, Afonsos, Cantagalo, Cervo, Cava, Cristal, Cruz Alta, Maçaranduba e Algodão, alguns deles com mais de um dispositivo.

Contrato é estimado em até R$ 123 milhões, com um prazo de vigência de 30 meses. O contrato prevê ainda outros serviços de limpeza, como varrição, capina, limpeza das bocas de lobo entre outros.

O certame para escolha da empresa que prestará o serviço está marcado para o dia 20 de junho.