
Desde o início pandemia, Pouso Alegre se consolidou como a cidade com mais carteiras de trabalho assinadas no Sul de Minas. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.
Pouso Alegre assumiu a liderança em fevereiro de 2020. Até janeiro, a cidade tinha 48.023 postos de carteira assinada, exatos 100 a menos do que Poços de caldas. Com muitos empregos ligados ao turismo, a cidade das águas termais sentiu o baque da pandemia, e em 7 meses perdeu quase 5 mil postos, enquanto Pouso Alegre perdeu 1 mil. Desde o fim 2020, Pouso Alegre passou a ter uma diferença 2.500 a 3.000 empregos a mais do que sua irmã Sul-mineira.
Atualmente, Pouso Alegre tem 53.121 postos de trabalho registrados, quase 3 mil a mais do que Poços. Ambas tem quase a mesma quantidade em Agropecuária e Construção Civil. Pouso Alegre tem 4,5 mil a mais na indústria, e 2 mil a mais no comércio. Poços só gera mais postos de trabalho no setor de serviços, com 3 mil.
E a diferença entre as cidades parece que continuará aumentando. Enquanto Poços registrou no mês de março um aumento de 193 novos postos de trabalho, Pouso Alegre registrou 486.
Confira o comparativo
