Pacientes e profissionais que trabalham com o tema foram às ruas (Foto: PMPA)

Pouso Alegre teve na quinta-feira (18) uma série de ações para marcar o Dia da Luta Antimanicomial. A mobilização na área central da cidade buscou alertar a população sobre cuidados com a saúde mental.

Uma passeata foi realizada na Avenida Doutor Lisboa com a presença de pacientes e profissionais que trabalham com o tema. Na Praça Senador José Bento, ocorreram apresentações e explicação sobre os serviços psicossociais existentes na cidade.

“Esta data é uma data muito importante para toda sociedade. Todos os anos a gente busca fazer essa manifestação como uma forma de levar informação para as pessoas sobre a importância da saúde mental. O 18 de maio foi um marco na política de saúde mental do Brasil, em que redirecionou o modelo assistencial para pessoas em sofrimento psíquico com transtornos e para as pessoas também, que fazem uso de álcool, crack e outras drogas”, disse a coordenadora do CAPS AD, Ana Cláudia Monteiro.

Atualmente a Prefeitura de Pouso Alegre oferece diversos serviços gratuitos voltados a atendimento de pessoas de todas as idades com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. Os que necessitam de atendimento podem entrar em contato com nos telefones CAPS AD (Álcool e outras drogas): (35) 3423-8525 e CAPS Aldeia (35) 3449-4061/(35) 99235- 095.

Os locais e horários estão disponíveis neste link.

Passeata foi realizada na Avenida Doutor Lisboa (Foto: PMPA)