Tutores poderão ser multados (Foto enviada por Arlindo Motta Paes)

A Prefeitura de Pouso Alegre lançou um edital para que a captura de animais abandonados funcione 24h no município. O edital também prevê pagamento de multa pelo proprietário, além de chipagem de animais.

A abertura do edital acontece após um requerimento apresentado pelo vereador da causa animal, Arlindo Motta. “É um requerimento nosso solicitando que fosse esse serviço aprimorado, porque antes ele funcionava até às 17h e o grande número de grandes animais soltos pelas vias ocorre no período noturno, porque durante o dia eles estão trabalhando”, explica.

Com a contratação de uma empresa especializada em apreensão, captura e guarda de animais de médio e grande porte (como equinos, bovinos, caprinos, suínos, muares, entre outros) serão recolhidos animais vivos, soltos ou abandonados nas vias 24h por dia. Os animais serão chipados para controle e seus tutores pagarão multas, alimentação e as diárias dos animais apreendidos.

“O mais importante é a chipagem desses animais, porque nós vamos poder ter um controle maior sobre a aplicação de multas, em relação à saúde e principalmente à localização desse animal. A gente vai conseguir mapear agora qual o percurso,  a quilometragem que o animal percorre durante a noite pra buscar alimentação“, destaca Arlindo.

Animais em situação de maus tratos serão resgatados também e com comprovação destes maus tratos, através de laudos, será dado o devido encaminhamento às esferas policiais e judiciais. “É um grande passo pra causa animal”, finaliza o vereador.