Ajuste o volume

PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu

Campanha busca rastrear aneurismas abdominais na população neste sábado (4) em Pouso Alegre

Evento será das 8h às 12h, no Colégio São José. Haverá ultrassom de abdômen, checagem de pressão, glicemia, temperatura e ações para tirar dúvidas dos pacientes

Foto: Divulgação

Pouso Alegre terá a 1ª Campanha Sul Mineira de Rastreio e Prevenção de Aneurisma de Aorta. A campanha será realizada no dia 4 de novembro, das 8h às 12h, no Colégio São José.

Realizada pelo Grupo de Estudos Avançados em Cirurgia Vascular e Angiologia da Faculdade Medicina de Pouso Alegre, a campanha gratuita busca rastrear aneurismas abdominais na população. O foco está principalmente em homens de 50 anos com comorbidades e/ou tabagistas.

A campanha tem o intuito de investigar aneurismas, que é uma doença silenciosa e as pessoas só sabe que têm, quando há um rompimento e maioria dos casos pode evoluir a óbito. Segundo os organizadores, este é um dos exames mais simples e que infelizmente há uma grande demanda no SUS. Um aneurisma consiste em uma região dilatada e enfraquecida de uma artéria, que nos casos de ruptura, pode levar a morte em poucas horas.

No evento, haverá ultrassom de abdômen, checagem de pressão, glicemia, temperatura e ações para tirar dúvidas dos pacientes. A ideia do evento é levar informações à comunidade sobre o tema e rastrear a doença, assintomática na maior parte dos casos, em seus maiores públicos-alvo. Caso algum caso seja detectado, o paciente será encaminhado para o segmento especializado.

O evento tem apoio do PousoAlegre.net, Hospital Samuel Libânio, EPTV, Nítida, MinasFar, Karech e Colégio São José.

Próximo