Presidente da Fundação Cultural de Varginha, Francisco Graça Moura (Divulgação)
Presidente da Fundação Cultural de Varginha, Francisco Graça Moura (Divulgação)

Se em Pouso Alegre a necessidade da Criação da Fundação Cultural já é alvo de muitas dúvidas e questionamentos. Em Varginha, onde existe a “Fundação Cultural de Varginha”, produtores culturais tem tido diversos problemas e criticado a fundação. No final de junho e inicio de agosto, os problemas ganharam diversos veículos de comunicação na cidade, como TV Alterosa, Blog do Madeira, Varginha Online, e outros. Nas matérias, produtores culturais reclamam da fundação e do seu presidente, Francisco Graça Moura.

“Só dificulta”
Marco Antônio Pinto, um dos sócios da MM Produções Artísticas, uma das que mais tem trazidos espetáculos teatrais para a cidade, reclama da falta de transparência e de apoio da Fundação Cultural. “Nós temos um trabalho imenso para trazer espetáculos de qualidade, com atores conhecidos, com bons enredos e não temos apoio nenhum da Fundação. Aliás, a forma como eles agem dificulta muito o nosso trabalho”, afirma o empresário.

Jogo político
Marco Antônio afirma também que não há transparência nas ações da Fundação Cultural de Varginha. “Em outras cidades da região, a gente consegue agendar datas por telefone e fazer uma programação. Em Varginha, não existe um calendário aberto a todos, não dá pra saber se tem ou não uma data disponível. A gente fica à mercê do jogo político do Graça de Moura e fica parecendo que ele só aprova uma data quando é conveniente pra ele”, esclarece.

Estopim
O estopim entre produtores culturais e a fundação aconteceu no final de julho. Em claro conflito de interesses com o setor cultural da cidade, a fundação anunciou que a realização de um evento gastronômico há apenas 2 dias antes de um outro evento gastronômico de grande sucesso na cidade. Contando com Food Trucks que vem de outras cidades, o “Rango de Rua” conflitaria com Festival Gastronômico de Varginha, realizado com empresas locais, e já em sua 3 edição.

Manifestações
Em meio ao conflito de interesses entre quem controla os recursos culturais da cidade, e quem produz cultura, os produtores fizeram manifestações solicitando mudanças. Após repercussão das manifestações eles conseguiram que o evento Rango de Rua fosse cancelado. Mesmo assim, produtores continuam mobilizados pela saída do atual presidente e a criação de meios que proporcionem mais transparência da Fundação.