Correção: A prefeitura de Pouso Alegre emitiu uma errata na manhã desta segunda-feira (03/11/2014), informando que a cobrança da tarifa da Zona Azul começa a ser feita a partir de 10 de novembro e não de 10 de dezembro como informava o texto publicado no site da Prefeitura em 30 de outubro.

Divulgação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre
Divulgação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre

Começa a funcionar na próxima segunda-feira (03) o estacionamento rotativo público, mais conhecido como Zona Azul. A partir desta data, em cerca de 1,5 mil vagas demarcadas na região central da cidade fica estabelecido o tempo máximo de duas horas para estacionamento. Na primeira semana, não será cobrada nenhuma tarifa, cabendo ao condutor apenas respeitar o tempo limite. A cobrança passa a ser feita a partir de 10 de novembro, ao preço de R$ 2 a hora. A implantação da Zona Azul tem o objetivo de democratizar os espaços públicos de estacionamento e atende a uma reivindicação recorrente dos moradores.

A chegada do serviço de estacionamento público coincide com a data mais movimentada no comércio, o fim de ano. “Estabelecemos esse cronograma exatamente para aliviar a pressão por vagas nesse período, quando a escassez de espaços para estacionamento se acentua”, explica o secretário de Transporte e Trânsito, Luiz Carlos Delfino.

O estacionamento rotativo é aguardado com ansiedade pelos comerciantes. Na análise do vice-presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA), Sérgio Tadeu Borges, o serviço vai descongestionar a região central e levar dinamismo para o setor. “Sem a Zona Azul fica difícil. Precisamos da instalação urgente. Assim, conseguimos criar as vagas que o Centro precisa, movimentamos o comércio e geramos novos negócios”, considera.

Divulgação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre
Divulgação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre

O funcionamento

Como explica o diretor da pasta, Rogério Porfírio, agentes de trânsito e monitores da zona azul estarão nas ruas orientando os condutores sobre as regras do estacionamento rotativo. Nas vagas identificadas como pertencentes à Zona Azul, os veículos podem permanecer por no máximo duas horas. Depois desse período, por 30 minutos, o veículo fica proibido de estacionar no perímetro do estacionamento rotativo, que engloba 36 vias da região do hipercentro. De 03 de novembro até 1º de dezembro, quem desrespeitar as regras receberá uma notificação de cunho apenas educativo. A partir de dezembro, no entanto, a infração acarretará multa por estacionamento irregular.

Cobrança

A cobrança pelo estacionamento rotativo só começa a ser feita a partir de 10 de dezembro. Cada hora de permanência custará R$ 2. É possível adquirir créditos nos pontos de venda espalhados pelo comércio ou a partir da inserção de créditos em um cartão magnético, comercializado nos mesmos locais. Neste caso, o condutor ganha a opção de inserir créditos via celular, por meio de SMS ou utilizando um aplicativo disponível para smartphones que operam no sistema Android. O valor do estacionamento é debitado nos créditos do aparelho utilizado para fazer a operação.

Em todos os casos, o crédito adquirido é associado à placa do veículo, que fica registrada no sistema online da Zona Azul. Munidos de tablets, os monitores escalados para fiscalizar o estacionamento rotativo verificam a situação dos automóveis no sistema, consultando o número das placas. “Foi feito um grande esforço para oferecer um sistema de estacionamento prático e de fácil fiscalização. Criamos diversas modalidades para obtenção de créditos de estacionamento e minimizamos o máximo possível a utilização do dinheiro físico”, esclarece Luis Delfino. Ele lembra que, ao estacionar na Zona Azul, o condutor tem 10 minutos de tolerância para regularizar o estacionamento. “Se permanecer por um tempo inferior, não é necessário inserir créditos ou efetuar a compra do ticket no comércio”, esclarece.

A Secretaria de Transporte e Trânsito montou uma força-tarefa para coordenar a fase final de implantação da Zona Azul. Desde o início de outubro, agentes de trânsito já atuam na região central informando e esclarecendo dúvidas dos condutores acerca de seu funcionamento. “A partir de segunda-feira, o estacionamento começa a funcionar na prática, mas sem a cobrança e a aplicação de multas. A ideia é usar esse período para que os moradores se acostumem com o sistema em que o serviço vai operar e tenham todas as informações de que precisam para utilizá-lo da melhor forma possível”, acrescenta Luiz Delfino.

Frota avança

O desafio do município para organizar o tráfego fica maior a cada dia. O crescimento econômico acelerado de Pouso Alegre e região tem congestionado as ruas locais. De 1999 até julho de 2013, a frota das cidades que compõem a área de influência do município mais que dobrou. Passou de 87,5 mil para 210 mil veículos. Apenas em Pouso Alegre, a frota registrou crescimento de 129% no mesmo período, passando de 30,8 mil para 70,6 mil.

Confira o mapa da Zona Azul e os pontos de venda

Divulgação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre
Divulgação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre