Foto cedida ao PousoAlegre•net

Um decreto do Governo de Minas Gerais publicado na quinta-feira (12) estabelece as regras de credenciamento para empresas privadas fazerem vistorias de veículos. O serviço era realizado apenas pelo Detran e em Pouso Alegre o serviço é alvo de recorrentes reclamações.

De acordo com o decreto, poderá ser feito o credenciamento de pessoas jurídicas de direito privado para prestação dos serviços de vistoria de identificação veicular. No texto, disponível no Diário Oficial, são estabelecidas as regras e critérios para a adoção do novo sistema. O objetivo na mudança é “beneficiar a população com ampliação da oferta para mais municípios mineiros e melhoria da qualidade do serviço”, afirma o governo mineiro.

Na última semana, foram finalizadas as simulações e as provas técnicas de integração das ferramentas a serem fornecidas pelas empresas de tecnologia da informação. Nos próximos dias, serão concluídos os credenciamentos das empresas de tecnologia aprovadas nessa etapa.

Conforme o chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, além de modernizar a prestação dos serviços de trânsito e resolver a falta de vagas em algumas localidades, a medida será importante para liberar a Polícia Civil da realização de vistorias veiculares para que se dedique a sua atividade fim.

Problemas em Pouso Alegre

Problemas no serviço de vistoria veicular são frequentemente relatados por moradores de Pouso Alegre. Entre as reclamações está a demora no atendimento, que comumente resulta na formação de filas e longa espera.

Além disso, a qualidade do serviço também gera questionamentos. A falta de funcionários chegou até mesmo a fazer com que o atendimento não fosse realizado na cidade em junho deste ano.