Dois membros da comissão foram escolhidos por meio de sorteio. Foto: Daniela Ayres
Dois membros da comissão foram escolhidos por meio de sorteio. Foto: Daniela Ayres

Os vereadores Hélio Carlos (PT), Maurício Tutty (PROS), Ayrton Zorzi (PMDB), Dulcinéia Costa (PV) e Hamilton Magalhães (PTB) formam a Comissão Especial de Investigação contra a Fundação Vale do Sapucaí (Fuvs). A comissão foi criada na semana passada e cada bancada teve cinco dias para indicar um representante. A partir de agora, os integrantes têm 90 dias para entregar um relatório sobre a administração técnica e financeira da instituição.

Nem todos os partidos quiseram participar da composição da CEI. PSDB e PPS ficaram de fora a pedido de seus vereadores. Hélio, Adriano Pereira (PTN), Maurício, Dulcinéia, Paulo Valdir (PSL) e Hamilton foram os indicados. Tendo maioria na Casa, PMDB, PT e PV garantiram a presença de representantes. Como a comissão é formada por cinco membros, os outros dois foram eleitos por sorteio, com a ajuda de uma pessoa que acompanhava a sessão.

Há uma semana, a Câmara Municipal recebeu um ofício de estudantes da Univás, uma das entidades mantidas pela Fuvs. Nesse ofício, questionava-se a administração da instituição e cobrava-se uma apuração por parte dos vereadores. Maurício Tutty, então, apresentou um requerimento e conseguiu apoio para abrir a CEI. Na ocasião, a fundação limitou-se a dizer, por meio da assessoria de imprensa, que é uma instituição privada e presta contas ao Ministério Público Estadual.