Nova manifestação deve acontecer na sexta-feira (3)
Nova manifestação deve acontecer na sexta-feira (3)

Uma nova manifestação em favor da liberação do transporte alternativo esta sendo marcada para esta sexta-feira (3) em Pouso Alegre. O ato tem sido divulgado nas redes sociais, promovido pelo movimento “Transporte Digno”. A manifestação esta marcada para 18h da sexta-feira (3) na Praça Senador José Bento.

O problema

Neste mês, o Ministério Público decidiu endurecer a repressão a esse tipo de transporte no município. Desde então, diversas vans foram apreendidas por orientação do Ministério Público. Para o promotor Marcio Henrique Mendes da Silva, o transporte de passageiros é crime contra o serviço de utilidade pública com pena de 1 a 5 anos de prisão. O entendimento foi muito questionado durante a audiência pública realizada no dia 19.

“Os motoristas de vans estão prestando um serviço de utilidade pública complementar ao que a concessionária presta deficitariamente. E o interesse público tem que estar acima de tudo. Temos que resolver a matéria legislando, por que os trabalhadores de vans não podem ser classificados como bandidos. Eles não podem ficar na ilegitimidade”, defendeu delegado da Polícia Civil, José Walter Motta.

Um projeto de lei do prefeito Agnaldo Perugini tramita na Câmara para a regulamentação do transporte público, incluindo as vans. Porém, a concessão do serviço seria exclusiva da empresa Princesa do Sul, que já possui a concessão para o transporte com ônibus.

O transporte com vans tem sido uma alternativa adotada por moradores da cidade que há anos estão insatisfeitos com os serviços da Princesa do Sul, única empresa com concessão pública na cidade. Para quem utiliza, as vans tem sido melhor opção, já que alem de cumprirem o horário, oferecem mais comodidades, como ar-condicionado, televisão e internet Wi-fi.