Concessionária também será responsável por abrigos (Foto: Arquivo PousoAlegrenet)

A Prefeitura de Pouso Alegre publicou um novo edital de licitação a para concessão do transporte coletivo urbano e rural no município. Um edital já havia sido publicado anteriormente, porém, foi suspenso para adequações.

Dentre as alterações, vários itens que no edital anterior seriam usados como pontuação, passaram a ser obrigatórios. Entre elas, a que mais chama a atenção é que, no início da operação do serviço, toda a frota deverá ser zero quilometro.

Além disso, todos terão que ter GPS, WIFI e lixeira interna. Ao todo, o edital prevê 41 ônibus, 13 mini-ônibus, e 02 micro-ônibus adaptados para atender ao passageiro com dificuldade de locomoção.

A empresa terá ainda que disponibilizar o serviço 0800, e aplicativo de celular para que os usuários possam acompanhar as rotas, horários e localização dos veículos.

O novo edital prevê ainda que passará a ser obrigação da concessionária a manutenção dos abrigos nos pontos de ônibus. Outra alteração foi capital mínimo exigido da empresa, que caiu de 10% para 1% do valor estimado da contratação.

Nessa semana, a atual concessionária, Princesa do Sul, colocou em operação cinco novos ônibus (Foto: Divulgação Princesa do Sul)

Nessa semana, a atual concessionária, Princesa do Sul, colocou em operação cinco novos ônibus.

Por meio de nota, a prefeitura informou que não renovou o contrato com a Viação Princesa do Sul, e que “o que está em vigor é o Termo de Prestação de Serviço Continuado, que assegura à população o prosseguimento dos serviços de transporte coletivo no município até definição de empresa sucessora”, relembrou.

O edital prevê que a empresa vencedora será a que apresentar a menor valor da tarifa do serviço público, combinado com os critérios de melhor técnica. O contrato, estimado em R$ 197 milhões, terá prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais outros 20.

A sessão pública para abertura de propostas e análise de documentos das empresas concorrentes está marcada para o dia 29 de agosto de 2018.