Contrato para Zona Azul foi assinado nesta terça-feira, 2 (Foto: PousoAlegrenet)

Até dezembro o estacionamento rotativo deve voltar a funcionar em Pouso Alegre. A cidade está sem o sistema de Zona Azul desde julho de 2017, quando o contrato com a antiga concessionária não foi renovado. Para o retorno, a prefeitura teve que fazer duas licitações. A primeira foi parar na justiça.

O contrato com a vencedora da nova licitação foi a Dinâmica Administração e Representação Ltda. A assinatura do contrato foi acompanhada pela imprensa, que recebeu informações sobre como funcionará o serviço.

A concessionária tem a partir de agora 60 dias para implantar a Zona Azul. Na fase inicial a empresa deverá realizar campanhas de divulgação que esclareçam a população sobre o novo sistema, datas de início de funcionamento, forma de pagamentos, entre outros.

Empresa tem até dezembro para implantar Zona Azul (Foto: PousoAlegrenet)

Como funcionará a Zona Azul

O valor da tarifa será de R$ 2,00 a hora. O motorista poderá renovar a permanência na vaga apenas uma vez, ou seja, poderá ficar no máximo duas horas em uma vaga. O horário da zona azul será das 08h às 18h.

A tolerância será de 10 minutos e a fiscalização será feita através de vídeo-monitoramento. Os fiscais da empresa informarão a secretaria de trânsito sobre a infração através da transmissão de vídeos por celulares.

A tarifa poderá ser paga pelo aplicativo Pare Azul, ou através de pontos de venda. Segundo a empresa, a estimativa é de no mínimo 1 ponto de venda a cada 70 vagas. Inicialmente serão 1.000 vagas nas ruas centrais.

De acordo com a prefeitura, o contrato é de cinco anos, podendo ser prorrogado por até dez. A prefeitura receberá parte do valor arrecadado pela empresa no serviço.

A concessionária

A Dinâmica Administração e Representação Ltda é uma empresa com sede em Cotia, que mantém concessões de estacionamento rotativo em várias cidades de Minas Gerais e São Paulo, com destaque a capital paulista.