FDSM emite nota alertando para fake news após distorcerem declarações de Ministro (Foto: FDSM)

A Faculdade de Direito do Sul de Minas emitiu no final da manhã desta sexta-feira (15) uma nota alertando para o risco das Fake News após a declarações do Ministro Gilmar Mendes terem sido descontextualizadas levando a crer que este estaria depreciando o curso de direito de Pouso Alegre.

As informações distorcidas compartilhadas em aplicativos de mensagem e perfis de redes sociais na noite desta quinta-feira (14) e desmentidas pelo PousoAlegrenet [aqui] logo no início da manhã desta sexta-feira (15).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

VOTO MIN. GILMAR MENDES

A velocidade das mensagens em redes sociais pode levar a conclusões descontextualizadas ou equivocadas, distorcendo a realidade. Foi assim que no início da noite de quinta-feira, dia 14 de março, a Faculdade de Direito do Sul de Minas tomou conhecimento de um suposto comentário depreciativo, atribuído ao Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, quando da leitura de seu voto no AgRInq 4435. Tal situação nos causou estranheza, pois não era crível que um ministro da mais alta Corte brasileira se dispusesse, gratuitamente, a semelhante comentário, especialmente por se tratar de uma instituição cujo curso é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação, tendo recebido o selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil “OAB Recomenda” e que completará, em agosto próximo, 60 anos de sua fundação.

De fato, ao assistir ao voto na íntegra, foi possível constatar realidade distinta, tendo o Min. Gilmar Mendes, na verdade, feito uma defesa do currículo do Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro João Otávio de Noronha, que se graduou por esta faculdade, na turma de 1981, frente a considerações negativas de alguns membros do Ministério Público Federal, publicadas no jornal Folha de Londrina.

Bem compreendidos os fatos, renovamos o alerta para que, em tempos de fakenews, as notícias sejam sempre checadas e contextualizadas.E agradecemos pelas inúmeras mensagens de apoio e desagravo, pelas quais nossos alunos, egressos, autoridades e pessoas da sociedade pousoalegrense demonstraram seu apreço e reconhecimento pela seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido pela FDSM.