Carne apreendida pela Vigilância Sanitária (Foto: Vigilância Sanitária)

A Vigilância Sanitária apreendeu mais de cem quilos de carne na manhã desta segunda-feira (18) em um supermercado em Pouso Alegre. A apreensão aconteceu após moradores denunciarem o transporte irregular da carne postando um vídeo nas redes sociais.

Segundo a Vigilância Sanitária, a carnes suínas não se encontravam na área de venda aos consumidores. Elas serão inutilizadas e descartadas em um aterro sanitário.

Em nota, a Vigilancia Sanitária ainda informou que “foi instaurado um processo administrativo sanitário e lavrado Boletim de ocorrência, por se tratar de crime de saúde pública”.

O caso

Um morador flagrou um supermercado de Pouso Alegre transportando carne sem refrigeração. As imagens foram gravadas pelos moradores na tarde deste domingo (17) pelos moradores André Luis Souza e Tati Souza, e circula intensamente nas redes sociais.

No vídeo, uma caminhonete do supermercado Alvorada, trafega pela Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira com diversas peças de carne. A carne estava exposta ao sol.

Após repercussão da matéria, o Supermercado Alvorada emitiu uma nota a respeito do caso. A empresa disse que um funcionário fez por conta própria o transporte ao ver a falta de carne suína a venda, mas que, ao ser constatado a maneira errada do transporte, a mesma não chegou a ir área de vendas.

Segue a nota completa:

Pouso Alegre, 18 de Março de 2019
Assunto: Transporte Carne Suína – Alvorada Foch

Queremos vir a público esclarecer o episódio deste domingo, dia 17 de março, que circulou pelos grupos de WhatsApp.

Neste domingo, por volta das 15horas, um funcionário da loja, ao ver a falta de carne suína para venda, por conta própria, pegou um automóvel da empresa, o qual NÃO é destinado ao transporte de perecíveis, foi buscar essa carne em outra loja e a transportou de maneira totalmente errada.

Nós repudiamos qualquer ato que não esteja de acordo com as normas sanitárias. Estamos há mais de 35 anos na região, com uma história de sucesso, com muita transparência e lealdade com nossos clientes. Absolutamente não concordamos com esse tipo de ação.

Informamos que, ao chegar esta carne na loja, ao constatar a maneira errada de transporte, essa carne já foi separada para descarte, não chegando ir para dentro da área de vendas do açougue.

Pedimos desculpa pelo ocorrido e por ter causado uma má impressão, que todos sabem, não é nossa prática.
Muito obrigado,

Supermercados Alvorada