O Atlético de Três Corações emitiu uma nota oficial para questionar a não marcação de um pênalti durante a derrota para o Pouso Alegre neste domingo (6). A equipe foi derrotada por 1 a 0 dentro de casa.

A polêmica aconteceu aos 35 do primeiro tempo, quando a partida ainda estava em 0 a 0. Após cruzamento do Atlético de Três Corações para a área, o zagueiro do Pouso Alegre supostamente teria desviado a bola com um toque de mão.

Jogador do Pousão sobre com a mão esticada, mas não dá para ter certeza se foi ele ou o jogador atrás que tirou a bola. Jogadores não reclamaram pênalti (Foto: FMF)

Pelas imagens dá para ver que o jogador do Pouso Alegre vai com a mão esticada em direção a bola. As imagens da Federação Mineira de Futebol só não deixam claro se a bola foi tirada por ele, ou pelo seu companheiro que subiu de cabeça na jogada.

Vejam que o arbitro estava junto ao lance, e nenhum jogador do atlético reclamou da suposta penalidade. As reclamações vieram apenas de quem assistia de longe, e o técnico do Três Corações Paulo César Catanoce acabou expulso por reclamação.

Nota do Atlético TC

O Atlético diz que o lance foi pênalti claro, e que vai a Federação pedir a punição do arbitro Paulo César Zanoveli e ao auxiliar Frederico Vilarino.

O Atlético ainda levantou uma suspeita de favorecimento ao Pouso Alegre. Disse que vem acontecendo “arbitragens esquisitas” a favor do Pouso Alegre. O rival publicou nas redes sociais um imagem questionando um impedimento marcado, que anulou um gol do Boston City nas quartas de finais contra o Pouso Alegre. Só que a imagem utilizada pelo Atlético é da sequencia da jogada do impedimento, onde o jogador do Boston que dá o passe estava impedido.

Imagem utilizada pelo Atlético é da sequencia da jogada do impedimento, onde o jogador do Boston que dá o passe estava impedido (Reprodução Instagram)

Vejam nessas imagens, que o atacante Jonatas Obina estava em posição irregular desde o início da jogada, até a hora que recebe a bola. Nesse momento, um jogador do Pouso Alegre na parte superior do vídeo, e até o técnico no banco de reservas, já pedem o impedimento claro. Na sequencia acontece o gol irregular, que foi corretamente anulado.

Lance foi impedimento claro (Foto: PousoAlegrenet)
Impedimento claro foi pedido pelo pousoalegrenses antes mesmo da conclusão da jogada (Foto: PousoAlegrenet)

A FMF informou a imprensa que só poderia se posicionar após receber comunicado oficial do Atlético TC. O Pouso Alegre informou que não vai comentar o caso.

Criando clima negativo

Esse não é o primeiro ato polêmico que a diretoria do Atlético cria contra o Pouso Alegre. Na primeira fase da segundona, o clube tentou cobrar o dobro do preço da torcida do Pouso Alegre, que foi colocada no sol, enquanto a torcida do Atlético pode pagar metade para ficar na sobra. O que fere o estatuto do torcedor. Na hora do jogo, os pousoalegrenses conseguiram com ajuda de um advogado pagar o mesmo preço que a torcida do Atlético.

A rivalidade entre os dois times vem de muito tempo. O episódio mais lamentável aconteceu há 31 anos, em 1988, justamente no jogo que valia ao acesso para a 1ª divisão do Mineiro. Após uma primeira partida brigada em Pouso Alegre, a torcida pousoalegrense foi atacada com pedras em Três Corações. Aquele jogo não teve fim, e o resultado que favorecia o Pouso Alegre, só saiu meses depois, após intervenção judicial.

Torcidas organizadas do Pouso Alegre e Três Corações posam juntas pra foto após polêmica dos ingressos (Foto: Redes Sociais)

31 anos depois, o clima é outro. Apesar das provocações da diretoria do Atlético, o clima entre as torcidas é amigável. As duas organizadas até bateram fotos juntas após a polêmica dos ingressos na primeira fase.

Pouso Alegre e Atlético de Três Corações se enfrentam novamente neste sábado (12) no Manduzão. Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, o Pouso Alegre tem a vantagem do empate, e pode até perder por 1 gol de diferença, que garante vaga na final e o acesso ao Módulo 2 do Mineiro.

A expectativa é que Pouso Alegre vá em peso acompanhar a partida que define qual sul-mineiro vai subir de divisão.