Pouso Alegre não teve casos identificados na pesquisa (Foto: Prefeitura)

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas, encomendado pelo Ministério da Saúde, e que contou com uma pesquisa realizada pelo IBOPE, não apontou casos de coronavírus entre as 250 pessoas sorteadas e testadas em Pouso Alegre.

Além de Pouso Alegre, Varginha, e outras 6 cidades mineiras participaram da pesquisa. Todas tiveram no máximo 1 caso identificado cada e percentual abaixo de 1%. Mas o panorama mineiro é diferente do resto do Brasil.

Pouso Alegre foi citada na entrevista coletiva dos pesquisadores

Pesquisadores fizeram coletiva de imprensa online (Reprodução Facebook)

Durante coletiva de imprensa, o coordenador da pesquisa, Pedro Hallal, respondeu a jornalista Juliete da EPTV sobre a situação de Pouso Alegre, que não teve casos apontados, mas tem mais de 100 confirmados na cidade: “O que indica, não é que tenha 0 [casos]. O que indica é que a proporção de pessoas com Coronavírus é baixa. Se é 0,03[%] ou 0,05[%] ou 0,3[%]. a pesquisa não foi feita para identificar a situação especifica ao município”, explica Pedro Hallal.

A pesquisadora Mariangela Silveira também respondeu a respeito da diferença entre números da pesquisa e os das vigilâncias municipais: “Queria lembrar que tem algumas cidades que estão testando muito mais que as outras. Então é óbvio que quem testar mais, vai encontrar mais casos”, disse Mariangela. Pouso Alegre é disparada a cidade que mais testa no Sul de Minas, tendo testado 9 vezes mais casos suspeitos do que Poços de Caldas.

Resultado condiz com números oficiais em Pouso Alegre

Resultado de cidades mineiras (Reprodução Universidade Federal de Pelotas)

A porcentagem de menos de 1% condiz com a situação diagnosticada pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Com 150 mil habitantes, Pouso Alegre tem 105 casos confirmados, o que corresponderia a 0,07% da população.

Capitais têm sete vezes mais infectados do que os números oficiais

O estudo indicou que as principais cidades brasileiras têm sete vezes mais infectados pelo vírus do que os números oficiais. As capitais com maior percentual foram Belém (PA) com 15% e Manaus (AM) com 12%. São Paulo é a 8ª entre capitais, com 3,1%. Belo Horizonte não aparece no levantamento.

A pesquisa

A pesquisa EPICOVID19-BR foi realizada entre os dias 14 e 21 de maio em 133 cidades, incluindo 21 capitais com 25 mil testes. Em 90 cidades, incluindo 21 das 27 capitais, foi possível testar pelo menos 200 pessoas selecionadas por sorteio

Conforme o levantamento, apenas nos locais pesquisados, 760 mil pessoas estariam infectadas (com a margem de erro, o número ficaria entre 705 mil e 867 mil).

Nova pesquisa em Pouso Alegre

Uma nova etapa da pesquisa do IBOPE está prevista para ser realizada em Pouso Alegre nos dias 04 e 05 de junho, quando novamente 250 pessoas devem realizar testes para o coronavírus.