A Justiça Eleitoral determinou neste sábado (14) que o candidato a prefeito André Prado (PV) remova imediatamente a Fake News divulgada ontem (13) contra Rafael Simões (DEM). A Fake News de Prado foi desmentida ontem pelo PousoAlegrenet com base em diversas fontes.

A decisão liminar é da Juiza da 227ª zona eleitoral Adriana Aparecida de Bessa Rosa. A multa diária para o não cumprimento da decisão é de R$ 1 mil. Despacho 0600973-34.2020.6.13.0227.

A Fake News

André Prado acusou Simões de cometer crime eleitoral. Para isso ele utilizou uma foto onde aparecem cabos eleitorais próximos a um carro da Secretaria de Saúde no São Geraldo. Ele disse que o carro estava distribuindo bandeiras para cabos eleitorais .

A postagem de André Prado foi rapidamente desmentida pela prefeitura, pelos cabos eleitorais, pela equipe de Saúde da Família do PSF do São Geraldo, pela gerente de atenção primária, e pelo irmão da paciente que estava sendo atendida.

Segundo as diversas fontes, os agentes de saúde fazem atendimento a aquela paciente todas as sextas-feiras, e por coincidência, no momento em que o carro estava na casa da paciente, cabos eleitorais de um candidato a vereador da coligação de Simões saiam da casa ao lado carregando bandeiras.

Diversas fontes desmentem André Prado

“Minha irmã é acamada, e toda sexta-feira vem a assistência social para cuidar dela aqui…. Não tem nada haver uma casa com a outra…. Infelizmente eles estavam saindo com as bandeiras, e deu de encontrar o carro da saúde”, explicou o irmão da paciente, Adilson Narciso.

“O que aconteceu foi apenas uma coincidência de apoiadores do prefeito estarem aqui no São Geraldo, e o carro da secretaria de saúde parou para fazer o atendimento da paciente, que já faz o atendimento todas as sextas-feiras, e enquanto eles estavam fazendo o serviço deles, e a candidata a vereadora tirou essa foto”, explicou Diego, um dos cabos eleitorais.

A equipe que fazia o atendimento da paciente também gravou um vídeo desmentindo André Prado. “No momento que a equipe chegou ao local, estava ocorrendo uma movimentação em prol de um candidato a vereador. Ressaltamos que não tivemos nenhum envolvimento com a movimentação ocorrida em prol do candidato, e que o PSF do São Geraldo não está envolvido em nenhuma campanha política!”, explicou uma das agentes de saúde.

A gerente da atenção primária de Pouso Alegre, também gravou um vídeo indignada com a fakenews que acabava colocando em cheque a atuação apartidária dos agentes de saúde

Por meio de nota, a prefeitura também desmentiu a fake news:

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre esclarece que o veículo da Secretaria Municipal de Saúde que aparece em uma publicação nas redes sociais não estava participando de qualquer tipo de campanha. O referido veículo é de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família do São Geraldo que realizava atendimento domiciliar a uma paciente acamada. A Prefeitura repudia que imagens da equipe de saúde em trabalho para atender à população tenham sido utilizadas com fins políticos

André Prado diz que não foi Fake News

Em uma live feita nas redes sociais, André Prado negou que sua postagem seja FakeNews. Disse que a foto foi feita por um apoiador, mas não o identificou. Depois tentou descolar a ideia de que tenha feito a denúncia em benefício de sua campanha, mas sim como parte de sua atuação como vereador: “Ainda sou vereador, e posso fazer as denuncias que acho pertinentes. E aqui faço como vereador e cidadão, não como candidato. Eu posso fazer minhas denúncias. Eu tenho o benefício da dúvida inclusive se eu tivesse dúvida, mas eu não tenho”, disse André.

Até o momento desta publicação, as 10h19m, André Prado não havia cumprido a ordem judicial, e mantinha a postagem no facebook. Ele pode recorrer da liminar.