Foto: Cláudia Cecília Tosta

Após a matéria do PousoAlegrenet sobre a cobra encontrada na prateleira de um mercadinho em Pouso Alegre, choveu relatos e fotos de cobras encontradas nos últimos dias. O mais impressionante foi uma encontrada no painel de um carro neste sábado (19).

A protética Cláudia Cecília Tosta contou que saiu de casa de manhã, e só quando parou no posto na Dique 2, percebeu a cobra no para-brisas do carro: “Meu maior medo foi se caso eu tivesse visto só na estrada e causar um acidente”, conta. Cláudia contou que retiraram a cobra com a ajuda de um rodo e uma vassoura, e a liberaram no pasto ao lado da Dique 2. Ela mora em um condomínio, ao lado de uma reserva.

Foto: Cláudia Cecília Tosta

Segundo a Bióloga do Parque Natural de Pouso Alegre, Nívia Milagres, essa cobra é uma Dipsas mikanii e não oferece risco: “Ela é conhecida como papa lesma. Inofensiva e não oferece risco. Ela adora horta, pois se alimenta de lesmas e caracóis”, diz a bióloga.

Nívia orienta que ao avistar cobras, não as mate e nem tente captura-la. O correto é chamar os profissionais para o resgate, como bombeiros (193) ou do parque natural (35 3449-4172).

O aumento de aparições de cobras e aranhas é esperado devido ao clima: “Época quente, de reprodução. Tem fartura de alimento e período de reprodução”, explicou Nívia.

Foto: Cláudia Cecília Tosta