Rafael Simões: ‘Não adianta Pouso Alegre fazer lockdown se as cidades vizinhas não fazem’ (Imagem: PousoAlegrenet)

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, disse em entrevista exclusiva ao PousoAlegrenet que não pretende decretar um novo fechamento do comércio. Os leitos de UTI chegarem a 96% de ocupação, sendo grande parte dos pacientes de cidades vizinhas.

Pouso Alegre fechou o comércio em janeiro, mas o que se viu nas cidades vizinhas foram festas, aglomeração, e prefeitos que não resistiram nem um dia sequer a pressão dos comerciantes:

“Não adianta nós aqui em Pouso Alegre fazermos lockdown, se as nossas cidades vizinhas não fazem. O nosso hospital atende a todos. Então acabamos gerando uma insatisfação local, enquanto as outras cidades não acompanham”, explicou Simões.

O prefeito de Pouso Alegre criticou a falta de controle do governo de Minas e Federal sobre a pandemia: “Ao meu ver, está faltando o controle do governo de Minas Gerais sobre a pandemia, da mesma forma como do governo Federal. Precisamos de alguém que organize como um todo. Porquê aqui como no hospital regional, como nos particulares, tudo que é possível nós estamos fazendo”, disse Simões.

Durante a entrevista, Simões e o diretor do Hospital Samuel Libânio, Alexandre Hueb, lembraram que o problema atualmente não é falta de dinheiro para enfrentar a Covid-19, e sim falta de profissionais qualificados para atuar em UTIs.

“E uma coisa é certa, parte da população não está colaborando. É festas clandestinas. É pessoas sem uso de máscara. Não observando o distanciamento”, reclamou Simões.

Confira a entrevista exclusiva do PousoAlegrenet com o prefeito Rafael Simões, a secretária de saúde Silvia Regina, e o diretor técnico do HCSL, Alexandre Hueb: