PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu 11 anos
PróximoAnterior

Quem foi Mariana Pereira Fernandes, a primeira mulher eleita vereadora em Pouso Alegre

Mariana foi professora e diretora por 40 anos da escola do distrito do São José do Pantano, que hoje leva seu nome

PróximoAnterior
Mariana Pereira Fernandes foi a primeira mulher eleita veradora em Pouso Alegre (Foto: Reprodução Museu Tuany Toledo)

Neste dia 8 de março é celebrado o dia internacional da Mulher. A data foi definida pela ONU em 1975, mas teve origem em movimentos que aconteceram no início do século 20, exigindo melhores salários e direito a voto para as mulheres.

Em 1928, um acontecimento político ocorrido em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte teve repercussão até nos Estados Unidos. A jovem Alzira Soriano de 32 anos, foi eleita prefeita em Lajes (RN). O fato era tão inédito, que até o momento sequer havia veradoras eleitas no Brasil. A primeira foi a professora Neném Paiva, em 1935, na cidade de Muqui (ES).

Arquivo Escola Municipal Mariana Pereira Fernandes

Em Pouso Alegre, a primeira mulher eleita vereadora foi a professora Mariana Pereira Fernandes. Ela foi vereadora entre 1971 e 1973.

PróximoAnterior

Mariana nasceu em 1918, e diplomou-se pelo Instituto Santa Doroteia. Foi professora e diretora por 40 anos da escola do distrito do São José do Pantano (que hoje leva seu nome).

Arquivo Escola Municipal Mariana Pereira Fernandes

Foi ministra da eucaristia, catequista, ajudava em todos os movimentos da igreja, além de prestar diversos serviços na área social.

Recebeu prêmios, como o Troféu Jeep de Bronze, alto título concedido em Belo Horizontepela EMATER, e a Medalha Fundador da Cidade em Pouso Alegre na década de 1980.

Arquivo Escola Municipal Mariana Pereira Fernandes

Mariana faleceu no distrito do São José do Pantano em 19 de abril de 1997.

A filha dela, Juliana Pereira, também foi diretora da escola do Pantano, e muito querida na cidade. Ela faleceu em um acidente de carro no ano passado.

Arquivo Escola Municipal Mariana Pereira Fernandes