PousoAlegrenet Logo PousoAlegre.net

Menu 12 anos
PróximoAnterior

MEC encerra programa e Ciem do São Geraldo em Pouso Alegre não se tornará mais escola cívico-militar

Escola Municipal Isabel Coutinho Galvão estava em processo para aderir ao programa. Pais e servidores já haviam aprovado a mudança.

PróximoAnterior
Foto: Google Street View

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (12) o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Com isso, a Escola Municipal Isabel Coutinho Galvão, no bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, que estava em processo para aderir ao programa, não terá mais este sistema de ensino.

Em janeiro de 2022, Pouso Alegre havia sido uma das cidades contempladas pelo Pecim. No mês seguinte, servidores e pais de alunos da Escola Professora Isabel Coutinho Galvão aprovaram durante consulta pública a implantação do sistema na unidade educacional.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Pouso Alegre, a escola estava em processo para o programa, contudo este processo não havia sido concluído. Com a decisão do MEC, os trabalhos para implementação do Pecim não serão finalizados.

O programa era executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa. Por meio dele, militares atuavam na gestão escolar e na gestão educacional. O programa contava com a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.

Em nota sobre a decisão, o MEC informou que será iniciado um processo de “desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidas na implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa, bem como a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educacionais.”