Infratores não tem mais a opção de pagar a taxa postergada
Infratores não tem mais a opção de pagar a taxa postergada

Moradores de Pouso Alegre foram pegos de surpresa com a aplicação direta de multas para quem exceder o tempo de uso da Zona Azul. Agora, quem não regularizar a situação no prazo não tem mais a opção de pagar a tarifa chamada ‘cobrança postergada’ de R$ 20,00. O agente aplicará a lei de trânsito, com multa no valor de R$ 127,00, e perda de 5 pontos na carteira.

A mudança aconteceu devido a uma recomendação do Ministério Público, emitida no dia 9 de setembro. Segundo o Ministério Público, a tarifa postergada e a multa sem o flagrante de agentes de trânsito são ilegais. A ilegalidade foi denunciada em primeira mão pelo PousoAlegrenet no mês de julho.

O promotor de justiça Lucas Agnaldo Cotrim recomendou a prefeitura que suspenda a taxa e que as multas só sejam aplicadas com flagrante dos agentes de trânsito, que serão enviados aos locais onde houver infração.

Segundo o secretário de trânsito, Luiz Carlos Delfino, desde esta segunda-feira (19) a tarifa deixou de ser cobrada. Mas segundo a prefeitura, as multas só começarão a ser aplicas na segunda-feira (26).

Ele explicou por que a zona azul foi criada: “A cobrança postergada foi criada para evitar que usuários desse um ‘jeitinho’ para não pagar a zona azul”. Devido ao pouco efetivo de agentes, os infratores acabam não sendo penalizados. “Pra sanar esse problema, a pratica da tarifa postergada, que já era usada em outras cidades, começou a ser aplicada, e com isso conseguimos diminuir muito [esse problema]”.

Ainda de acordo com o secretário, agora a solução é colocar mais agentes: “Agora teremos mais agentes. Fizemos um convênio com a guarda municipal, que conforme decisão do STF também pode multar”, disse Delfino.

Notificação de multa aplicadas em Pouso Alegre
Notificação de multa aplicadas em Pouso Alegre

Como funciona agora

Delfino esclarece que após a primeira notificação de irregularidade, se dentro de 10 minutos o veículo ainda não tiver sido regularizado, será emitida uma notificação de multa, e a irregularidade será informada aos agentes de trânsito, que irão até o local aplicar a multa em flagrante.

Bloqueio de placas

Uma das reclamações de moradores é o bloqueio da placa após a notificação de multa. Segundo Delfino, o bloqueio é apenas para o dia da infração, mas isso previne o infrator fuja da aplicação da multa, já que após receber a notificação de multa, o infrator passava o carro para outro lugar para não ser encontrado pelo agente, e ficava impune. “Tem que ser um pouco mais rigoroso, senão estaríamos prestigiando quem faz errado em detrimento de quem faz o certo”, disse.

Opções de compra da Zona Azul

Outro reclamação dos moradores, é a dificuldade em comprar a zona azul no período do começo da manhã. O secretário conta que apesar de algumas lojas estarem fechadas, os motoristas têm diversas opções para regularizar. “Temos aplicativo, temos o cartão SMS, e temos bancas de jornal, que estão abertas desde as 7 da manha”, esclareceu o secretário.

Atualização às 14h11:
Segundo a prefeitura, as multas só começarão a ser emitidas na segunda-feira (26).