Fogos do Reveillon 2018/2019 (Imagem: Prefeitura)

A tradicional queima de fogos do hotel Marques Plaza em Pouso Alegre será bem menos barulhenta no reveillon 2020. O hotel anunciou que utilizará os fogos de artifício sem estampido, que não geram barulho.

O anúncio foi feito durante encontro com o prefeito Rafael Simões (PSDB) nesta terça-feira (10). [veja abaixo o vídeo do anúncio]. Simões esteve no local para apresentar o decreto emitido ontem onde proíbe o uso de fogos de artifício com estampido.

A regulamentação vem após larga discussão nas redes sociais. Uma enquete feita pelo PousoAlegrenet em 2017 mostrou que 79% dos moradores apoiavam a proibição dos fogos de artifício com estampido, algo que já aconteceu em diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Campos do Jordão, Poços de Caldas, e muitas outras.

Fogos do Reveillon 2018/2019 (Imagem: Prefeitura)

O motivo para a proibição é o alto barulho causado pelos fogos, que causam prejuízos a saúde de idosos, pessoas enfermas, e principalmente pessoas com autismo, além animais de estimação e silvestre. Os dois últimos exemplos podem ter crises nervosas. E no caso de animais, fugas e até automutilação.

Pelo decreto, a única possibilidade de soltar fogos de artifício são em datas de comemorações públicas ou religiosas, mas desde que o interessado obtenha com antecedência uma licença especial junto a prefeitura para a data e horário específico. Para a obtenção da licença nessas datas, o interessado terá que comprovar com antecedência ter qualificação e observância as normas de segurança, o que dificulta bastante a obtenção de licença para a maioria das pessoas. Essa possibilidade, porém, ainda incomoda protetores dos animais, que passaram a duvidar da eficácia do decreto e pedem uma proibição que não possa obter licença.

“Neste decreto nós estamos deixando claro que é proibido soltar fogos com estampido. Com isso nós colocamos fim a essa discussão que já vem durando semanas na nossa cidade”, explicou Simões em vídeo divulgado na segunda-feira.