André Prado e Raphael Prado tentaram censurar matéria (Foto: Arquivo / Redes Sociais)

Nesta segunda-feira (28), a justiça negou aos irmãos André Prado (PV) e Raphael Prado (PV) uma tentativa de censurar duas notícias veiculada pelo PousoAlegrenet. As matérias informavam sobre o processo judicial pedindo ressarcimento de R$ 491 mil a construtora do pai deles pela quadra que desabou no bairro Cidade Jardim.

A quadra foi construída no final de 2016, ainda na gestão Perugini (PT), do qual Raphael Prado foi secretário. Os recursos eram do Governo do Estado, na gestão Pimentel (PT). Em 2017, 9 meses após sua inauguração, a quadra desabou em um temporal. A perícia encomendada pela própria Justiça apontou falhas na construção como predominantes para o desabamento.

Quadra desabou após temporal (Foto: Arquivo/ Prefeitura)

Na época da notícia [final de 2019], foi André Prado que respondeu pela Santos e Bertoldo LTDA. Ele enviou à imprensa uma nota informando que a questão era política. A mesma alegação também foi usada pela construtora em um processo contra a prefeitura.

Para esclarecer a questão política apontada pelo próprio André Prado, era crucial informar que a empresa era do pai deles, ambos opositores ao prefeito Rafael Simões. Mas para os dois, o PousoAlegrenet não poderia vincular o nome deles ao caso, mesmo eles tendo dito que questão era política.

Dono de agência de publicidade, André Prado fez ameaças diretas de caráter econômico ao PousoAlegrenet. Em janeiro, ele entrou junto ao irmão na justiça. Os dois pediram a remoção das duas notícias, proibição de que tivessem seus nomes citados novamente em futuras matérias sobre o assunto, e mais uma indenização por danos morais.

Os dois pediram ainda gratuidade a justiça. Além de empresário, André Prado é vereador. Já Raphael Prado é assessor parlamentar do Deputado Federal Odair Cunha (PT).

Primeiramente, eles tiveram a liminar negada pelo juiz do caso, Napoleão da Silva Chaves. Nesta segunda-feira (28), o juiz de direito julgou improcedente todos os pedidos feitos pelos irmãos Prado.

Segundo o juiz, o PousoAlegrenet reproduziu “de forma direta e verdadeira, as informações coligidas de processo judicial”. Para o magistrado, sendo pessoas públicas, André Prado e Raphael Prado devem estar preparados para os questionamentos da imprensa e dos eleitores, não podendo melindrar-se com informações sobre fatos que a opinião pública tem o direito de conhecer”.

Os dois ainda podem recorrer da decisão. Confira a decisão na integra aqui neste link.

Nota do PousoAlegrenet sobre a tentativa de censura

Em 10 anos de jornalismo, essa foi a primeira e única vez que um político usou de meios judiciais para tentar censurar uma matéria do PousoAlegrenet. Desde sua criação, o PousoAlegre.net nunca deixou de noticiar processos relevantes, ainda mais envolvendo políticos. Sempre cumprindo o seu dever jornalístico de informar o que é importante e tem relevância. Ainda mais quando envolve dinheiro público.

Por mais que seja um direito constitucional entrar com uma ação judicial contra quem quer que seja, o uso de ações judiciais sem fundamento e razoabilidade, assim como de ameaças econômicas, entre outras, são na visão do PousoAlegrenet nada mais do que um atentado a liberdade de imprensa, e uma tentativa de intimidação e censura.

A perseguição de André Prado, de Raphael Prado, e seus seguidores políticos contra o PousoAlegrenet, se deve pelo fato de o PousoAlegrenet ser nos últimos anos o ÚNICO veículo de imprensa que não deixou de divulgar as condenações do grupo formado pelo PT e PV em Pouso Alegre.

Vejamos:

  • O PousoAlegrenet foi o único veículo de imprensa a noticiar as várias condenações do ex-prefeito Agnaldo Perugini (PT) nos últimos anos [algum veículo fora da internet pode ter noticiado alguma delas, não todas];
  • O PousoAlegrenet também foi o único a noticiar as condenações do ex-secretário de finanças Messias Morais (PV) [alguns veículos só noticiaram a sua prisão na operação capina, ou ainda disseram que ele foi absolvido, quando na verdade não foi];
  • O PousoAlegrenet também foi um dos pouquíssimos a noticiar a condenação do ex-presidente da Câmara, Maurício Tutty (ex-PV);
  • Foi o único a escrever algo sobre a condenação de Raphael Prado (PV) pela Lei Maria da Penha por agredir uma ex-namorada;
  • E por fim, foi o único a informar a população, que a construtora da quadra que desabou era do pai de André e Raphael Prado.

Esse é o motivo de tamanha perseguição. Quando toda a imprensa se cala, aquele que fala sozinho se torna um alvo aparentemente fácil. Mas não, não é. Esses lamentáveis episódios, darão mais força ao PousoAlegrenet para continuar na sua linha de conduta, e o tornará ainda mais vigilante com o seu dever de informar. Seja sobre quem for. Nessa terra não há rei.

Ass:
Douglas Crispim
Diretor e fundador do PousoAlegrenet