Messias Morais foi condenado por fraude (Foto: Arquivo TVUai)

Nesta terça-feira (29), a justiça negou um recurso e manteve a condenação por fraude do ex-secretário da gestão Perugini em Pouso Alegre, Messias Morais. O ex-secretário também é investigado por desvios milionários na prefeitura e foi preso na operação Capina.

Segundo a condenação mantida nesta terça-feira (29), Messias fraudou documentos, entre eles um diploma da PUC Minas, para assumir dois cargos públicos de professor de história na rede municipal de ensino. Ele havia sido condenado a prisão na esfera criminal, mas o processo prescreveu.

Na esfera civil, ele foi condenado em 1ª instância a perda dos cargos, e a pagar multa de 10 vezes o valor atualizado da remuneração de cada cargo. Mas ele recorreu, e conseguiu reduzir a multa para 3 vezes do valor atualizado de cada cargo.

Mesmo com a redução da multa, Messias entrou com um novo recurso. Em sua defesa no processo, Messias alegou que não gerou prejuízo aos cofres públicos, já que recebeu apenas pelos trabalhos realizados.

O recurso porém, não foi acatado pelo desembargador José Flávio de Almeida, e a sentença foi mantida. Messias ainda pode recorrer novamente.

Confira a decisão na integra: Decisão VP 10525130024850003 10699762020

Quem era Messias no governo Perugini

Messias Morais era homem forte dentro do governo Perugini. Uma das principais cabeças do Partido Verde (PV), principal grupo de apoio ao governo Perugini, Messias tinha tanta influência na prefeitura que era chamado de ‘Prefeito Messias’ no plenário da Câmara. Messias se desfiliou do Partido Verde em janeiro deste ano, pouco antes de ser preso.